PUBLICIDADE

Pesquisadora da UFMT lança livro sobre a “vida invisível” nos rios e lagoas

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (fotos: assessoria)

Thais de Melo, a autora, bióloga e técnica-administrativa em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) lançou o livro “Zooplâncton: A Vida Invisível na Água Doce”, que apresenta a “vida invisível” nos rios e lagoas. Com linguagem acessível para diferentes públicos e disponível para download gratuito, agora busca recursos para fazer o livro na versão impressa.

Ela explicou as motivações da obra. “Trabalhar com ecologia de zooplâncton, tradicionalmente, é muito voltado para pesquisa, mas eu sempre senti a necessidade de fazer uma tradução do conhecimento científico para a comunidade. Estudei zooplâncton na graduação, no mestrado e no doutorado e queria levar o que aprendi para as pessoas de fora, até para conseguir responder quando me perguntavam com o que eu trabalhava. E a gente quase não tem material desse tipo, com uma linguagem, ‘traduzida’ para o público leigo e para o público geral”.

Apesar de ilustrado, o livro foi pensado para leitores de todas as idades. “Escrevi esse livro para quem está começando a ler agora até pessoas idosas. Ele tem uma linguagem leve e acessível para diferentes faixas etárias”, destaca a autora.

Ao longo das páginas, Thais apresenta o que são os ecossistemas de água doce – rios, lagos e lagoas – e reforça sua fragilidade diante das ameaças ambientais. “A gente sabe, isso já é de conhecimento comum. Como é que a gente muda isso? Mostrando que aquele ecossistema não serve só como fonte de água, para uso e benefício humano. Ele também é casa desses bichinhos, como o zooplâncton, que vivem ali. A partir deles, tentando dar uma cara mais carismática para esses organismos, buscamos ajudar a proteger os ecossistemas de água doce”, afirma.

A ilustração do livro é assinada por Renata Ramos, desenhista, artista e designer, que, mesmo não sendo especialista na área, traduziu o conteúdo científico em imagens simpáticas e atrativas. A versão digital foi produzida com recursos do Edital Pró-Extensão 2024, que financia ações de extensão voltadas ao desenvolvimento cultural e social na UFMT.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mulher é socorrida após colisão entre moto e caminhonete em Lucas

O acidente de trânsito envolvendo uma Honda Biz branca...

Empresas de Sorriso ofertam mais de 170 vagas de empregos

Empresas e indústrias sediadas na capital do agronegócio buscam...
PUBLICIDADE