PUBLICIDADE

Pesquisa sobre história do Vale do Araguaia vira almanaque

PUBLICIDADE

A pesquisa apoiada pela secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), por meio do edital Pesquisa e Inovação na Escola (PIE) 2023, se tornou um almanaque, que foi publicado nesta semana. O documento apresenta de forma acessível informações e análises históricas e sociológicas do Vale do Araguaia, abordando a trajetória da Expedição Roncador-Xingu e da Fundação Brasil Central, ao longo dos anos de 1943 a 1967.

A pesquisa foi coordenada pelo professor de História, Luiz Gabriel de Souza Nogueira, com a participação das alunas Lara Beatriz Souza Vieira, Rafaella Vitória Alves dos Santos e Thaynara Lopes Tomé, estudantes da Escola Estadual Militar Tiradentes 3º Sgt. PM Justino Pinheiro dos Santos, da cidade de Água Boa.

O professor Luiz Gabriel, supervisor do projeto, explicou que a iniciativa busca tornar pública uma história pouco conhecida pela maioria dos mato-grossenses. “Pensei em elaborarmos este material como forma de apoiar o estudo de história regional nas escolas, principalmente aqui da região Vale do Araguaia. É um tema que possui algumas pesquisas acadêmicas, mas ainda é pouco analisado por historiadores. Assim, com este almanaque, ajudaríamos professores e alunos a estudarem o tema a partir deste livro”, contou o professor.

Ao longo da pesquisa, as alunas ajudaram com o levantamento bibliográfico, leitura e discussão das obras, viagens de pesquisa e entrevistas de fontes orais com pioneiros que participaram deste processo histórico. Ao final, o professor Luiz Gabriel redigiu o texto e o professor parceiro José Augusto dos Santos Moraes realizou a diagramação e edição do Almanaque.

Em forma de e-book, a pesquisa já está disponível gratuitamente. Para ter acesso, basta preencher um formulário online clicando aqui.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vagão de carreta pega fogo na BR-364 em Mato Grosso

O incêndio danificou o semirreboque de uma Volvo FH...

Secretaria de Justiça atualiza normas de assistência material em presídios de MT

A secretaria estadual de Justiça informou que atualizou as...

Incêndio destrói prostíbulo e residência em Mato Grosso

O incêndio numa casa de shows e uma residência...

Seis apostadores de Mato Grosso ganham prêmio na Mega-Sena

Moradores de Cuiabá, Várzea Grande, Nova Mutum, Poxoréu e...
PUBLICIDADE