Pelo segundo ano consecutivo uma pesquisa realizada entre a organização da Expoagro e acadêmicos do curso de Administração de uma faculdade da capital traçará o perfil dos expositores e do público, índice de satisfação da infra-estrutura e organizacional, sugestões e perfil dos expositores e visitantes.
Assim serão detectados os pontos fracos que precisam de melhorias nos próximos eventos. A equipe de execução e tabulação será composta por 50 alunos do 6° e 7° semestre do curso de administração de uma faculdade da capital. “Essa é uma oportunidade dos alunos conhecerem a realidade do mercado onde irão atuar e além disso, participarem do principal evento do agronegócio do Centro-Oeste”, disse a diretora geral da faculdade, Yva Paes de Barros.
O relatório de conclusão apresentado durante a primeira pesquisa em 2007 serviu de base para o planejamento da 44ª Expoagro. Quando perguntado para os visitantes e expositores o nível de satisfação, 81% consideraram ótimo, satisfatório, regular e bom, apenas 19% classificou baixo. A pesquisa com o público externo apontou, por exemplo, que a feira tem um público cativo de 84% e que 78% visitam em busca de lazer.
Outro dado apontado foi a de que 62% dos visitantes usam o carro para chegar ao Parque de exposições, 23% de ônibus e 15% de carona, com uma freqüência de duas a três vezes. Isso reforça os números levantados, que 38% dos freqüentadores têm nível escolar superior, 45% secundário e 17% o primário. A faixa salarial de 57% dos visitantes é de 1 a 4 salários mínimos e 22% até 8 salários. Costumam gastar por dia de 55 a 100 reais, 38% do público, de 35 a 50 reais, 31% e de 15 a 39 reais, 27%.
O resultado mostrou que 62% participaram de duas a três vezes da exposição e 34% pela a primeira vez, o que demonstra um público constnte. Os investimentos realizados pelos empresários também foram mensurados. Alguns aplicaram até 10 mil reais, 58% dos entrevistados até 25 mil reais, 27% e acima de 20 mil reais, 15%. O número de funcionários contratados neste período foi de 4 a 10 pessoas para 47% dos expositores, de 1 a 3 para 21%, de 11 a 20 para 16% e acima de 20 contratações, também 16%. “A pesquisa mostrou que os pontos fortes da feira em 2007 foram segurança, rodeio e shows e que a exposição faz parte da cultura do povo mato-grossense”, comentou o coordenador da pesquisa, professor Audelino Marques da Silva.
Para o diretor financeiro do sindicato Rural de Cuiabá, Júlio Cezar Rocha, “a pesquisa foi fundamental para realizarmos as melhorias necessárias e combater os pontos fracos apontados pela pesquisa, como no caso da limpeza”. Foi contratado um número maior de funcionários para cuidar da limpeza e evitar atos de vandalismo.