sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Pesquisa mostra redução inédita de mortes por armas de fogo

PUBLICIDADE

Pesquisa do Ministério da Saúde revela que o índice nacional de óbitos por arma de fogo foi reduzido em 8,2% em 2004, ano em que teve início a Campanha do Desarmamento. É a primeira vez em 13 anos que cai o número de mortos por essa causa no país.

A queda foi verificada em comparação a 2003. Isso representa 3.234 vítimas a menos. Os números foram apresentados hoje, em Brasília (DF), pelos ministros da Saúde, Saraiva Felipe; da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e da Secretaria Geral, Luiz Dulci. Na avaliação do ministro Saraiva Felipe, o envolvimento da população com a campanha pelo desarmamento tem papel relevante nos índices positivos levantados pelo Ministério da Saúde. “A conscientização da sociedade vem contribuindo com a redução significativa no número de mortes por armas de fogo, principalmente, como também para a criação de uma cultura de paz no Brasil”, destacou.

A Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde apurou que, em 2004, foram 36.091 mortos por arma de fogo. Em 2003, foram 39.325 – 108 pessoas por dia, nove a cada duas horas. Desde 1992 não ocorria no Brasil queda nesse número.

A redução foi verificada em 18 estados (clique aqui para ver a pesquisa na íntegra). Mesmo nos que ocorreram crescimento da taxa de mortalidade, foi em menor escala do que nos anos anteriores. Em números absolutos, o estado que mais contribuiu para a redução do índice em 2004 foi São Paulo, com menos 1.960 mortes, seguido pelo Rio de Janeiro (672 mortes a menos). As maiores variações percentuais foram registradas no Mato Grosso (-20,6%), São Paulo (-19,4%), Sergipe (-17,1%), Pernambuco (-14,5%) e Paraíba (-14,4%).

As mortes por arma de fogo vêm atingindo, de 1992 a 2004, especialmente homens jovens (entre 10 e 29 anos) e matando mais do que doenças respiratórias, cardiovasculares, câncer, aids e acidentes de trânsito.
A SVS realizou a pesquisa cruzando dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Sistema Único de Saúde (SUS), com o número de armas recolhidas durante a Campanha do Desarmamento – registrado no Ministério da Justiça.

Desarmamento – A Campanha do Desarmamento é um marco na história do Brasil no que se refere ao combate à violência e à instituição de uma cultura de paz no País. Desde que começou, em 15 de julho de 2004, a população já entregou 443.719 armas de fogo à destruição.

A meta inicial era recolher 80 mil armas até o final de 2004, mas foi ampliada para 200 mil até dezembro passado. Como esse objetivo também foi superado, o Governo Federal estendeu a Campanha até 23 de outubro próximo. O engajamento da sociedade é uma resposta ao apelo do governo para a construção de um País mais seguro.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria estuda medidas para ampliar segurança de motoristas de aplicativo em MT

A secretaria estadual de Segurança Pública (Sesp-MT) criou hoje...

Lula homologa terra indígena com 32 mil hectares em Mato Grosso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da...

Tribunal de Justiça faz concurso com 161 vagas para cartórios em Mato Grosso

O Poder Judiciário de Mato Grosso realizará, neste ano,...

Bombeiros devolvem à natureza tamanduá resgatado ferido em escola de Mato Grosso

Um tamanduá-bandeira foi devolvido à natureza ontem após ser...
PUBLICIDADE