A última pesquisa realizada pelo Datafolha e divulgada hoje pela Folha mostra que 6% dos eleitores brasileiros afirmaram terem mudado de voto por causa da propaganda eleitoral. A pesquisa revela também que dos entrevistados, 55% afirmaram não terem assistido ao horário eleitoral, demonstrando que a influência da propaganda gratuita tem sido pequena sobre os eleitores.
Segundo o Datafolha, dos 43% eleitores que acompanharam os programas na televisão e têm candidato, 37% não mudaram a opção de voto.
Entre os atuais eleitores do candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin (PSDB), 11% disseram que mudaram o voto e passaram a optar pelo tucano após o início do horário eleitoral na televisão.
Já entre os que se declaram eleitores do candidato à reeleição Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apenas 2% afirmaram terem optado pelo petista por causa da propaganda eleitoral.
No caso de Heloísa Helena, candidata do PSOL, 14% de seus atuais eleitores disseram ter mudado o voto por causa do horário eleitoral.
Reeleição
A pesquisa Datafolha mostra ainda que 68% dos votantes defendem que os presidentes disputem um novo mandato, o que significa um aumento de três pontos percentuais em relação a julho de 2005, quando 65% apoiavam o direito à reeleição.
Dos eleitores de Lula, 80% defendem a reeleição dos presidentes. Entre os brasileiros que votam em Alckmin, o percentual dos que apóiam a reeleição é um pouco menor, de 54%.
No caso de governadores, 65% disseram apoiar o direito à reeleição.
A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.