PUBLICIDADE

Pesquisa da UFMT transforma resíduos agroindustriais em matérias-primas

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Uma pesquisa realizada na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) explora novas formas de transformar resíduos agroindustriais em soluções de alto valor agregado, alinhadas aos princípios da economia circular e da sustentabilidade. Os resultados do trabalho desenvolvido pelos docentes Ulisses de Morais, Eralci Therézio, Ailton Terezo e Adriano Siqueira foram apresentados em um artigo publicado na ACS Omega e integram as pesquisas desenvolvidas no âmbito da Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Nanotecnologia para Agricultura Sustentável.

O estudo demonstra que a vinhaça, um dos subprodutos mais poluentes da cadeia de produção de etanol a partir da cana-de-açúcar,  pode ser utilizada como matéria-prima para a síntese de nanomateriais luminescentes, os chamados pontos de carbono (BioC-dots). 

A cada litro de etanol produzido são descartados entre 10 e 16 litros de vinhaça. Pela perspectiva do trabalho, este passivo ambiental se transformará em fonte de inovação tecnológica. 

Os resultados reforçam o potencial dos BioC-dots derivados da vinhaça como ferramentas inovadoras no monitoramento ambiental e agrícola. O estudo mostra que, além de contribuir para a mitigação de problemas ambientais associados ao descarte da vinhaça, abre caminho para o desenvolvimento de sensores simples, acessíveis e eficientes para detecção de metais em diferentes contextos.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Colíder inicia inscrições de capacitação para o cultivo de hortaliças

Estarão abertas, até quinta-feira (9), as inscrições em curso...

Começam amanhã obras de recuperação de 16 km da BR-163 em Sorriso

Será ampliado o desvio de tráfego da BR-163, entre...

Homem que matou casal de idosos é condenado a 46 anos em Mato Grosso

Alex Campos dos Santos foi condenado na semana passada...
PUBLICIDADE