PUBLICIDADE

Pesquisa aponta que mais de 70% dos consumidores de MT comem fora pelo menos uma vez por semana

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae) revelou que 73% dos consumidores do estado comem fora de casa pelo menos uma vez por semana, e, a maioria deles (51%) optam por irem a restaurantes como uma oportunidade de sair com familiares ou socializar com amigos. Entre os alimentos mais consumidos fora do lar destacam-se pizzas, grelhados e massas, com crescente interesse por pratos inspirados em culinárias internacionais, preferidos por 41% dos entrevistados.

A pesquisa, conduzida em setembro do ano passado, entrevistou 734 moradores de Mato Grosso com 18 anos ou mais. O estudo utilizou metodologia quantitativa, apresentando uma margem de erro de 5% e nível de confiança de 95%.

O perfil dos entrevistados mostra uma idade média de 36 anos e renda mensal média de R$ 4.236. Quanto à ocupação, 91% estão empregados, sendo 74% no modelo presencial, 24% em regime híbrido e apenas 2% trabalhando exclusivamente de forma remota.

As principais motivações para comer fora incluem passear com a família, mencionado por 75% dos entrevistados, seguido pela oportunidade de encontrar amigos e familiares, apontada por 66%. Almoço por conveniência também é um fator importante para 51% dos consumidores, que consideram prático comer fora neste horário, enquanto 36% destacam o interesse em explorar novos sabores e vivenciar experiências gastronômicas.

A pesquisa indica ainda que 91% dos entrevistados afirmam consumir refeições caseiras regularmente, sendo que massas e grelhados são os mais preparados na rotina, com 62% e 61% respectivamente. Sobre a preferência por comida caseira, Inajara explica que é um reflexo ainda da pandemia, quando muitas pessoas se acostumaram a preparar suas próprias refeições.

Ainda de acordo com a pesquisa, os clientes valorizam ambientes agradáveis, bom custo-benefício e um toque humano no atendimento, mesmo em cenários mais tecnológicos. A demanda por opções saudáveis, veganas e sustentáveis está em crescimento, indicando tendências que podem impulsionar a inovação no setor.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportação de carne de Mato Grosso tem leve alta; Russia compra mais que EUA

As exportações de carne bovina mato-grossenses, mês passado, se...

Unemat abre inscrições gratuitas para curso EaD em Lucas do Rio Verde

A Universidade Aberta do Brasil (UAB), polo de Lucas...

Impostos pagos por mato-grossenses chega a R$ 40 bilhões este ano; Sinop é 3ª

A arrecadação de tributos federais, estaduais e municipais pagos...
PUBLICIDADE