PUBLICIDADE

Pesquisa aponta que eleitor acha Alckmin mais inteligente que Lula

PUBLICIDADE

Pesquisa Datafolha realizada nos dias 4 e 5 de setembro mostrou que 34% dos eleitores apontam Geraldo Alckmin como o candidato à Presidência mais inteligente, enquanto 31% indicaram Luiz Inácio Lula da Silva.

O estudo, que está na edição deste domingo do jornal Folha de S. Paulo, mostrou ainda que 48% dos eleitores apontam Lula como o candidato que, se eleito, defenderá mais os pobres, enquanto 19% escolheram Alckmin e 11% Heloísa Helena.

Quando questionados sobre qual dos candidatos defenderá os ricos, o tucano lidera com 32%, quase o dobro de Lula (16%).

De modo geral, o petista foi escolhido por 44% dos eleitores como o mais preparado para ser presidente, enquanto o tucano foi apontado por 19%. Lula, no entanto, é considerado o candidato mais corrupto (25%), enquanto Alckmin fica com 9% e Heloísa Helena 2%.

A pesquisa divulgada pelo jornal também mostra que, além de ser considerado mais corrupto, Lula é apontado como o que mais faz promessas sem condições de cumpri-las (26%) e o mais autoritário (27%). Apesar disso, também é considerado o mais honesto, mais democrático e mais realizador, segundo o Datafolha.

O levantamento, registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 15747/2006, apresentou, na última terça-feira, durante o Jornal Nacional, a intenção de voto para a Presidência da República. O levantamento apontou vitória do presidente e candidato à reeleição, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ainda no primeiro turno. Ele, de acordo com a pesquisa, tem 51% das intenções de voto. Geraldo Alckmin (PSDB) aparece em segundo lugar com 27%.

Heloísa Helena (Psol) tem 9%. Cristovam Buarque (PDT) e Ana Maria Rangel (PRP) têm 1%. Luciano Bivar (PSL), José Maria Eymael (PSDC) e Rui Costa Pimenta (PCO) não alcançaram 1%. Brancos e nulos são 4%. Não sabem ou não opinaram somam 6%.

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa, encomendada pela Folha da Manhã e pela Rede Globo, ouviu 7.712 eleitores de todos os Estados do Brasil, menos Amapá e Roraima, entre os dias 4 e 5 de setembro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE