sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Pesca está proibida a partir de hoje

PUBLICIDADE

Começa hoje, em todo o Estado, o período da piracema. Mais de duzentos fiscais, entre servidores da secretaria de Meio Ambiente (Sema), policiais ambientais, agentes da policia civil e agentes ambientais, estarão atuando no combate à pesca neste período.

A unidade regional da Sema, em Sinop, possui dois técnicos para a fiscalização e deve receber o apoio de mais dois, de Cuiabá, para as fiscalizações. No período da piracema fica proibida a pesca com tarrafas e redes, sendo liberada apenas o uso de linha ou vara de mão.

O pescado que for apreendido neste período, será doado à entidades sem fins lucrativos. O pescador também será autuado e receberá uma multa que varia conforme o peso dos peixes.

A Regional de Sinop é responsável por 18 municípios e abrange os rios Teles Pires, Rio Verde, Arinos, Celeste, Nandico e Von Stein. O objetivo da piracema é permitir que algumas espécies de peixes se reproduzam e garantam a sustentação da atividade econômica que depende da pesca.

A pesca nos rios do estado estará proibida até dia 28 de fevereiro de 2006. Caberá à Sema o fornecimento de equipamentos como barcos e caminhonetes para que os PMs possam trabalhar.

A novidade deste ano é a inclusão da pesca esportiva que, de acordo com a instrução normativa, será permitida no mês de fevereiro. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a modalidade de pesque-e-solte, será permitida no período de 1 a 28 de fevereiro de 2006, exceto nas bacias dos rios Paraguai, Cuiabá, São Lourenço, Itiquira e Taquari.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE