Janeiro é o mês das férias e, por conta disso, é o momento ideal para tomar alguns cuidados durante o período de descanso e lazer. Não informar nas redes sociais que a família está viajando é um deles. Essa é apenas uma das dicas ressaltadas na campanha Férias Seguras, realizada pela Coordenadoria Militar do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
Neste caso, o recomendado é fazer com que a casa aparente estar habitada, deixar o contato com um vizinho de confiança e instalar dispositivos de segurança na residência. Deixar uma luz acesa na tentativa de enganar um ladrão só facilitará a ação dele, de acordo com os militares.
A iniciativa do TJMT reforça que, ao viajar de carro, faça a revisão do veículo antes de pegar a estrada e atente-se aos pneus, amortecedores e freios. Excesso de bagagem e objetos soltos representam grandes riscos aos passageiros. Além disso, deve-se se atentar aos limites de velocidade, não ingerir álcool se for dirigir e nunca fazer ultrapassagens pela direita ou pelo acostamento.
Se a viagem for pelas vias aérea ou terrestre os cuidados mudam. O ideal é evitar malas de grifes conhecidas, pois chamam a atenção, e sempre identificar a bagagem. Itens valiosos devem ficar no fundo da mala. A Coordenadoria Militar reforça que a atenção deve ser redobrada com os pertences, já que “são nas pequenas distrações que os bandidos agem”. Em caso de roubo, a vítima deve procurar a Polícia Militar.
Crianças – durante as viagens de férias todo o cuidado com crianças é pouco, conforme enfatiza a campanha Férias Seguras. Colocar pulseirinhas com o nome, nome dos pais e telefone de contato na criança e orientar o filho a procurar um policial militar, um bombeiro ou um salva-vidas caso se perca são algumas dicas válidas. Os pais também nunca devem deixar as crianças sozinhas na praia, na piscina ou em rios. Além disso, devem passar protetor solar, manter a criança hidratada e evitar a exposição ao sol por muito tempo.