PUBLICIDADE

Pensão alimentícia lidera solicitações de atendimentos da Defensoria Pública em MT

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

No ano passado, a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso superou a marca de 547.888 mil atendimentos, com destaque para a área de família e sucessões. Nesse período, a subárea de alimentos, que envolve principalmente questões relacionadas à pensão alimentícia, liderou o volume de atendimentos, totalizando 41.677 casos. Esse número representa o maior índice de solicitações de assistência jurídica na instituição, refletindo a grande demanda por suporte em questões familiares no Brasil. 

A subárea de alimentos engloba disputas e acordos relacionados à pensão alimentícia, frequentemente envolvendo pais e filhos ou outros membros da família. Este número expressivo reflete tanto a complexidade do tema, que afeta diretamente a subsistência e o bem-estar de muitas famílias, quanto o aumento da conscientização sobre os direitos de manutenção e a busca por justiça por meio da Defensoria Pública. 

“A Defensoria Pública é a instituição mais importante do sistema de justiça, porque nós atendemos pessoas pobres, pessoas carentes. Nós temos uma abrangência hoje em todas as comarcas. A atuação da defensoria é fundamental para aquelas pessoas que não conseguem pagar um advogado”, falou o primeiro subdefensor público-geral, Rogério Borges Freitas.

Uma das inovações do ano passado foi a implementação de uma ferramenta inédita no site da Defensoria, que permite aos cidadãos e gestores acompanhar, em tempo real, o número de atendimentos realizados. Chamada Defensoria em Números, a ferramenta permite que os usuários possam acompanhar atualizações instantâneas sobre o número de atendimentos realizados, audiências agendadas, processos recebidos, ações ajuizadas e peticionamentos efetuados. Essa iniciativa visa não apenas promover a transparência das atividades da Defensoria, mas também permitir que a população tenha um acesso facilitado aos dados que refletem o trabalho realizado em prol da justiça e da defesa dos direitos dos cidadãos.  

Além dos 547.888 mil atendimentos, houve 50.248 mil audiências, recebeu 434.254 mil processos, ajuizou 30.509 mil ações e realizou 623.203 mil peticionamentos.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: carro capota e cai em ribanceira

O acidente com um automóvel foi, há pouco, no...

Avião cai e uma pessoa morre em Mato Grosso

O avião de pulverização agrícola caiu, esta tarde, numa...

Sorteio da Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 55 milhões neste sábado

As seis dezenas do concurso 2.938 da Mega-Sena serão...

Caminhão com carga de madeira tomba e casal morre em Mato Grosso

Um casal morreu em um grave acidente de trânsito...
PUBLICIDADE