Uma equipe da defesa civil deve vistoriar hoje os pontos mais afetados pelas chuvas dos últimos dias e elaborar um relatório das condições do município, onde há bueiros danificados, estradas com o tráfego interrompido, além de rios que transbordaram e dificultam acesso para comunidades rurais e distritos. As informações serão encaminhadas ao governo, para homologar a situação de emergência.
A prefeita Baiana Heller já publicou o decreto, mas aguarda a conclusão do estudo para receber ajuda financeira do Estado. Alguns frigoríficos estão tendo prejuízos devido ao estado ruim de rodovias, estradas vicinais e tiveram que reduzir o abate de animais em até 40%. Vários contratos foram cancelados pelas empresas, pois os animais não estão chegando nas unidades para o abate.
Nas comunidades, onde vivem pequenos produtores de leite, há dificuldades em levar a produção até os laticínios, que também deixaram de industrializar boa parte do produto. Do Nortão, Sorriso e Vera também aguardam a homologação.
(Atualizada às 08:28hs)