A patrulha mecanizada do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Ambiental do Alto Teles Pires deverá chegar em Lucas do Rio Verde na próxima quinta-feira para começar a recuperar a MT-338 (estrada da baiana). Até na quarta, terminará os 40 quilômetros na MT-235 entre Santa Rita do Trivelato (440 km de Sinop) e Nova Mutum. Em Lucas, a recuperação da rodovia se dará a partir do entroncamento com a BR-163 rumo a Tapurah. A intenção é recuperar a maior quantidade possível de estrada nos 20 dias em que permanecer no município, informa o secretário do consórcio, Paulo Roberto Ferreira. Inicialmente a previsão é recuperar aproximadamente 90 km.
Até agora, cerca de 650 km de estradas foram recuperadas através da patrulha e mais de 20 mil metros cúbicos de aterros foram feitos. A recuperação será feita por meio da parceria entre o governo do Estado, consórcio e prefeituras. Lucas do Rio Verde será o sétimo município a receber as máquinas, que já passaram por Sorriso, Vera, Tapurah, Ipiranga do Norte, Nova Mutum e Santa Rita do Trivelato. Após finalizar em Lucas, segue para Nova Ubiratã que também está no segundo grupo e, Claudia, Feliz Natal, União do Sul e Santa Carmem que ficaram para a etapa final.
A previsão é que até o final de janeiro todos os municípios do consórcio tenham estradas recuperadas pela patrulha mecanizada. A área do consórcio engloba um dos principais pólos de produção de grãos do país e, em época de chuvas os produtores têm dificuldade no escoamento da safra. A recuperação das rodovias tem como objetivo principal facilitar o transporte da produção.