A Pastoral da Pessoa Idosa do município foi declarada de utilidade pública com a aprovação na 1ª sessão ordinária do ano, realizada ontem. Conforme o vereador Vergilio Dalsóquio (PPS), um dos autores da matéria, com a declaração, a entidade poderá usufruir de benefícios como repasses de recursos financeiros por entidades governamentais.
A pastoral é um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que atende mais de 360 mil idosos em todo território nacional. Em Sorriso, hoje, mais de 400 idosos são atendidos pela Pastoral, que conta com 60 voluntários atuando no acompanhamento mensal em domicilio.
De acordo com o parlamentar, essa iniciativa visa ressaltar a importância do cuidado com os idosos e a atuação da pastoral no Município. “As líderes levam informação, carinho e cuidado a esta parcela da população que necessita cada vez mais da atenção de todos. Por isso, a importância de receber verbas, que auxiliarão na continuidade desse trabalho”.
A Pastoral da Pessoa Idosa tem por objetivo assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas, no âmbito da seguridade social, promovendo meios de acesso nas políticas públicas de saúde e assistência social, por meio da promoção humana e espiritual, atuando diretamente na prevenção e atenção à saúde, contribuindo na defesa e construção dos direitos das pessoas idosas, respeitando seus direitos, num processo educativo de formação continuada, de suas famílias e de suas comunidades.