Mais de duas mil crianças de Sinop são atendidas atualmente pela Pastoral da Criança. Ela iniciou no município em 1989, em duas paróquias da igreja católica, a Santo Antônio e a São Camilo. Posteriormente, em 1990, também foi implantada na paróquia São Cristóvão. Conta com a participação de cerca de 226 voluntárias, que trabalham diretamente nos bairros e comunidades da cidade. Seu principal objetivo é evitar que crianças de zero a seis anos, que estão em estágio de desnutrição alimentar corram
risco de morte.
Além disso, orientar gestantes sobre os cuidados com a gravidez, a importância do acompanhamento médico, palestras educativas e outras. Dados da coordenação diocesana apontam que somente em Sinop no ano passado, foram atendidas 102 gestantes e 1.483 famílias.
Uma das principais ferramentas da pastoral para ajudar na alimentação de crianças é a multimistura, fabricada pelas próprias voluntárias. Com a orientação de pessoas especializadas, como nutricionistas, elas aprendem como juntar as misturas que permitirão o fortalecimento da alimentação. Dentre os ingredientes utilizados estão, por exemplo, a casa de ovo, verduras, e demais. Há também a fabricação de xaropes contra verme, gastrite, diabete, osteoporose e demais, feitos a base de folhas, verduras, legumes entre outros.
Ela possui quatro ações básicas, que são a saúde, nutrição, educação e cidadania. O trabalho da Pastoral da Criança, da diocese de Sinop, que integra mais de 30 municípios na região Norte, foi reconhecido nacionalmente no ano passado, com o prêmio destaque pelo número absoluto de crianças cadastradas – 17.857- e maior cobertura de crianças pobres – 64,7%.