Para promover comodidade e segurança aos usuários do Parque Estadual Mãe Bonifácia, que recebe uma média de 30 mil visitantes ao mês, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) comunica que mais uma etapa das obras de melhorias está em andamento. A previsão de término é final de maio.
Conforme o gerente do parque, Celso Benedito Ferreira, entre as obras estão a recuperação do calçamento da Praça do Cerrado, que fica na entrada principal da Miguel Sutil; e também será realizada a drenagem que fica no coreto principal, também localizado na entrada da Miguel Sutil.
“Nós pedimos aos usuários que respeitem as sinalizações e placas colocadas nos locais onde estão ocorrendo as obras, bem como as cercas que são para promover a segurança principalmente de crianças, também pedimos paciência neste período, é por uma boa causa”.
Ao longo dos últimos 2 anos, o espaço vem recebendo diversas intervenções. No ano passado, em dezembro, houve a reforma da guarita de acesso pela Av. Miguel Sutil; a construção de 200 metros de muro nas laterais, localizadas na Av. Filinto Müller; 1,9 mil metros de alambrado aos fundos, no bairro Quilombo, completando a outra metade da cerca que já está pronta no acesso pela Miguel Sutil; e a reforma de três pontes.
Celso pontua que a troca do cercado de arame liso pela nova estrutura reduziu em quase 95% o uso indevido do parque, oferecendo mais segurança aos usuários e animais silvestres, impedindo a entrada de animais domésticos, como cães e gatos.
Foram realizadas intervenções no início de 2016, entre elas, a revitalização de 9 km da pista de caminhada e dos três estacionamentos com lama asfáltica, sinalização vertical e horizontal, por meio de uma parceria com a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra). O playground infantil de madeira com área de 20 m² também foi reformado e ganhou incremento de uma rampa, para facilitar o acesso das crianças.
Já em 2015, no mês das crianças, foi inaugurado o novo playground infantil com área de 300 m², adaptado a crianças com deficiência (cadeirantes), por meio de uma parceria com o Juizado Especial Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam). Também houve a retirada do mirante, cuja estrutura era muito antiga e estava comprometida e frouxa.
Criado em junho de 2000, a partir do Decreto Estadual nº 1.470, o Parque Mãe Bonifácia tem uma área de 77,16 hectares do bioma Cerrado, que abriga cerca de 80 espécies de plantas nativas catalogadas. Entre elas, a Myracrodruon urundeuva Allemao, popularmente conhecida como aroeirinha, em risco de extinção. A árvore pode chegar a 25 metros de altura.