O Instituto Carvalho de Assis inaugurou a Horta Hidropônica, projeto desenvolvido em parceria entre a secretaria estadual de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e o Grupo Solar Coca-Cola, visando gerar alimentos saudáveis e nutritivos para a instituição e fomentar práticas de sustentabilidade, por meio de ações educativas. Localizada no distrito de Coxipó da Ponte, em Cuiabá, a comunidade terapêutica atende atualmente 56 pessoas em situação de vulnerabilidade e em recuperação. Todos os assistidos trabalham na manutenção da horta, que foi instalada e conta com o apoio técnico da Amitis Hortas Hidropônicas.
O secretário adjunto de Cidadania e Inclusão Socioprodutiva (Sacis), Emerson Toledo Santana, explica que a iniciativa marca um importante avanço nas ações de inclusão social, segurança alimentar e sustentabilidade, desenvolvidas pela Setasc. “Esse projeto resulta de uma parceria entre o Governo de Mato Grosso e o Grupo Solar. O Instituto Carvalho de Assis já era parceiro da Setasc e queríamos ofertar algo a mais. Esse é um momento importante para a comunidade, pois diante da formação e da qualificação, será possível que os participantes tenham mais segurança alimentar, educação ambiental e sustentabilidade”, destacou Emerson.
Conforme o secretário adjunto, a expectativa é ampliar o projeto para outras instituições e municípios. “As entidades interessadas em implantar as hortas hidropônicas devem entrar em contato com a Setasc. Podem ser beneficiadas com o projeto instituições não governamentais, associações, fundações e grupos que tenham espaço para a implantação da horta e estejam interessadas em cuidar do meio ambiente”, informou o secretário.
Segundo o gerente industrial da fábrica da Coca-Cola em Várzea Grande, Patrick Duarte de Melo, o Grupo Solar participa de projetos que fomentam a sustentabilidade. Entre essas iniciativas está o das hortas hidropônicas, que já são desenvolvidas em outras localidades. “A horta é totalmente sustentável. O piloto foi implantado em Maceió e deu certo. Então, decidimos levar o projeto para outras regiões do Brasil. Em Mato Grosso, temos grandes oportunidades e ficamos felizes com o resultado que encontramos aqui no Instituto Carvalho de Assis, que hoje está realizando a primeira colheita”, declarou o gerente.
Para o presidente do Instituto Carvalho de Assis, Tiago Júnior, implantar a horta hidropônica é a realização de um sonho. “Sempre tivemos o desejo de produzir nossa própria alimentação. Hoje conseguimos concretizar esse sonho, com o apoio da Setasc, da Solar e da empresa Amitis, que nos auxiliou a executar o projeto. Atualmente, atendemos pessoas vulneráveis, que procuram a instituição para mudar de vida, mudar de história. Através dos cursos, das parcerias e do atendimento multidisciplinar, fazemos um trabalho voltado à recuperação. Esse projeto é um grande salto para nós”, salientou Tiago.
A hidroponia é uma técnica de cultivo que não faz a utilização do solo para ao plantio, permitindo o cultivo nas mais diferentes condições climáticas e tipos de ambiente. “Nossas hortas possuem uma estrutura de apoio composta de plástico 100% reutilizado. Os módulos de produção são feitos com garrafas PET e o sistema é automatizado e auto irrigável. Além disso, a água que escoa retorna para a caixa, permitindo que o sistema se autoalimente”, explicou a coordenadora de Operações da Amitis, Maria Helena Albuquerque.
Genildo Almeida, instrutor e cuidador da horta, considera a experiência gratificante. “Essa é uma oportunidade essencial para mim. Estamos produzindo alimentos de boa qualidade e saudáveis, com economia de água. Já estamos colhendo alface, coentro, couve, pimentão que serão usados no preparo da alimentação dos integrantes do instituto e, também, enviaremos alimentos para outras comunidades. Nossa expectativa é expandir a nossa horta”, comemorou.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


