PUBLICIDADE

Parceria entre MT e Goiás reforça ações policiais dos dois estados

PUBLICIDADE

O secretário de Estado de Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, e o secretário de Estado de Segurança e Justiça de Goiás, João Furtado Neto, assinaram, ontem, o Termo de Cooperação Técnica que objetiva o desenvolvimento integrado de ações policiais preventivas e repressivas, além de atuações ostensivas e investigativas nas atividades das polícias Civil e Militar, nos socorros de urgência e combate a incêndio pelo Corpo de Bombeiros Militar e também nos casos de atuação da Perícia Oficial.

A assinatura do Termo de Cooperação aconteceu durante a 89ª Reunião do Gabinete de Gestão Integrada Estadual (GGI-E), realizada na Câmara Municipal do município de Barra do Garças.

O planejamento estratégico de operações conjuntas na região fronteiriça, bem como a utilização de um canal único de rádio na realização dessas operações, facilitando consultas recíprocas de banco de dados sobre criminosos e mandados de prisão, além da criação de núcleos de ação contra as drogas nas delegacias regionais, são alguns dos tópicos dispostos na parceria interestadual firmada.

O secretário de Justiça e Segurança Pública de Goiás lembrou que o trabalho integrado entre os dois estados já existe, mas que a partir de agora as ações serão realizadas de forma oficial. "Com o Termo de Cooperação vamos unir o que há de melhor nos dois estados para conter a criminalidade e tornamos mais fortes, operacionais e eficientes", falou.

Uma das cláusulas do Termo de Cooperação envolve a troca de vagas em cursos de formação e especialização na área da segurança, trabalho operacional e de inteligência em conjunto, uso de viaturas, equipamentos, efetivo e armamento. Prevê também a agilização das polícias dos dois estados quando solicitadas a fecharem barreiras ou divisas fronteiriças nos casos em que a situação exigir ação rápida e eficaz.

O Termo também permite a expedição de carta precatória entre os delegados regionais de ambos estados nas cidades competentes da região de fronteira no combate ao crime organizado, e a utilização de serviços de Perícia Oficial para fins de sequência investigativa, bem como salvamentos e combate a incêndios pelo Corpo de Bombeiros Militar, visando a preservação da vida e patrimônio.

As articulações entre as instituições ficará a cargo do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) de cada Estado. Além dos respectivos secretários, assinaram também o Termo de Cooperação os representantes de cada instituição ligada à segurança pública de Mato Grosso e Rondônia, como Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Perícia Oficial.

O secretário Diogenes Curado Filho ressaltou a importância de integração com o Estado vizinho. "O Termo de Cooperação visa uma integração maior das instituições de segurança pública para que possamos melhorar o nosso trabalho na região e, dessa forma, combater a criminalidade na região", disse.

Ainda na reunião do GGI, a Promotoria de Justiça, polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Politec fizeram a apresentação das ações promovidas pelas instituições na região.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Acidente com carreta que pegou fogo deixa um morto em rodovia no Médio Norte

Uma carreta Mercedes-Benz tanque pegou fogo e ficou completamente...

Carreta tomba na BR-163 no Médio Norte

O acidente envolvendo uma carreta, marca e modelo não...
PUBLICIDADE