A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Várzea Grande atribui a redução nos números de roubos e furtos na cidade, a parceria entre a Polícia Judiciária Civil, a Polícia Militar, o Poder Judiciário e o Ministério Público, nas ações de repressão aos crimes contra o patrimônio na cidade. Em Várzea Grande, os roubos estão em queda desde 2011, quando no primeiro semestre daquele ano foram registrados 1.419 assaltos. Em 2013 os roubos caíram 11%, no comparativo com 2012, de 1.341 para 1.185. Os furtos diminuíram 6,64% de 1.602 em 2012 para 1.504 neste ano. No ano de 2011, o semestre fechou com índice de 1.722 ocorrências de furtos.
Para o delegado titular da Derf Várzea Grande, Francisco Kunze, há uma cooperação muito grande entre as instituições e isso reflete em ações integradas. "O nosso foco é o combate, principalmente, ao crime de roubo. A gente acredita nas representações. Se há indício de autoria e materialidade representamos pela prisão", disse o delegado.
Somente no primeiro semestre de 2013, a unidade deu andamento a mais de 106 autos de prisão em flagrante, originados com a prisão de pelo menos duas pessoas em cada procedimento, além de 37 suspeitos presos em ação exclusiva da Delegacia.
No período, a Justiça recebeu 166 medidas cautelares, sendo 66 pedidos de prisão, 35 busca e apreensão, e outros 85 pedidos de interceptação telefônica. "Temos buscado trabalhar melhor a materialidade para que se tenha um processo com substância, com elementos suficientes para o Ministério Público conseguir uma condenação. Essa é a vertente que a Derf trabalha", destacou Kunze.
O delegado regional de Várzea Grande, Miguel Rogério Gualda Sanches, disse que a Regional tem apoiado as ações da Especializada, com a lotação de servidores e meios para que a unidade possa funcionar de forma adequada. "A Delegacia tem feito um trabalho integrado junto das forças de segurança do município", afirmou o regional. "As investigações são orientadas para o uso de inteligência e isso tem sido o diferencial na prisão de criminosos", completou.