PUBLICIDADE

Paralisação de funcionários de empresas aéreas cancela e atrasa voos no principal aeroporto de MT

PUBLICIDADE

A paralisação dos aeroviários e aeronautas, que ocorreu por duas horas esta manhã (entre às 6h e às 8h, no horário de Brasília), afetou alguns dos voos no aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande. De acordo com o site da Infraero, até às 9h, dos 15 voos agendados para esta manhã, dois foram cancelados e cinco estavam com atrasos. Os demais partiram sem problemas. Os trabalhadores do principal aeroporto de Mato Grosso não aderiram ao movimento.

Segundo a Agência Brasil, a paralisação destes profissionais ocorreu nos aeroportos de Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Viracopos, Brasília, Santos Dumont (RJ), Galeão (RJ), Porto Alegre, Recife, Fortaleza, Florianópolis, Curitiba e Salvador. A adesão foi de aeroviários (agente de check-in, auxiliar de serviços gerais, mecânicos de aeronaves, agente de bagagem, operador de equipamentos) e aeronautas (pilotos, copilotos, comissários, mecânicos e engenheiros de voo). Cerca de 300 voos foram afetados em todo o país.

As categorias rejeitaram a proposta das empresas aéreas, que previa reajuste parcelado e não retroativo à data-base – dia 1º de dezembro. Os trabalhadores reivindicam a aplicação do reajuste de 11% nos salários e benefícios, retroativo à  data-base, que fará a recomposição das perdas inflacionárias nos salários.

O Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea), que representa as companhias TAM, Gol, Azul e Avianca, informou que apresentou seis propostas aos trabalhadores, mas todas foram recusadas. A entidade argumenta que nos últimos dez anos as companhias aéreas promoveram o reajuste dos salários pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), com índices acima da inflação, além de ganhos nas cláusulas sociais. A entidade diz que segue aberta às negociações para evitar transtornos aos passageiros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Abertas inscrições para cursos gratuitos na escola de artes em Sinop

A escola municipal de artes, Viviane M. M. Dal’Berto,...

Incêndio causa danos em apartamento no Mato Grosso

O Corpo de Bombeiros combateu, ontem, um incêndio em...
PUBLICIDADE