PUBLICIDADE

Papa visita comunidade carente e pede para as pessoas vencerem o mal com o bem

PUBLICIDADE

O papa Francisco começou, há instantes, visita a comunidade de Varginha no complexo de Maguinhos, no Rio de Janeiro, uma das mais carentes. Ele entrou em uma residência simples e conversou com uma família. Caminhou por mais de 100 metros, parou diversas vezes para conversar, tocar e abençoar as pessoas, crianças, doentes.

Em seu discurso, em um campo de futebol, onde estavam milhares de pessoas, o papa fez discurso fazendo apelo às autoridades e os ricos: “Ninguém pode ficar insensível com as desigualdades. Cada um, dentro das suas possibilidade, possa dar contribuição para acabar com a injustiça social”. O papa defendeu a cultura da solidariedade. “ver no outro um irmão. Não deixemos entrar no nosso coração a cultura do descartável…porque nós somos irmãos. Ninguém é descartável”, afirmou.

Francisco disse que a igreja “é advogada dos pobres diante das desigualdades sociais e deseja oferecer sua colaboração para iniciativas para desenvolvimento do homem. É necessário dar pão a quem tem fome. Existe fome mais profunda, de uma felicidade que só Deus pode saciar: fome de dignidade”.

Ao se dirigir os jovens, o papa fez uma crítica direta aos políticos corruptos. “Pessoas que ao invés de buscar bem comum, buscam seus próprios benefícios. Nunca desanimem, não percam a confiança. A realidade pode mudar. O homem podem mudar. Procurem ser vocês os primeiros a praticar o bem, a vencer o mal com o bem. A igreja está ao lado de vocês para seguir os ensinamentos de Cristo: para que todos tenham vida e vida em abundância. Vocês não estão sozinhos. A igreja está com vocês e o papa está com vocês”.

Antes, o santo padre fez oração em uma capela, ganhou uma faixa do seu time (San Lorenzo, da Argentina), de crianças, abençou elas. O sumo pontífice está caminhando pelas ruas e vai entrar em duas residências. Sete foram selecionadas. O papa, com esta atitude, faz o que disse logo no início de seu pontificado: aproximar a igreja dos pobres, dos mais necessitados.

A diarista Isa de Fátima aguarda com a filha e o marido, na esperança de ver o pontífice. A outra filha de Isa é uma das crianças que vão se encontrar com o papa na capela. “O homem abaixo de Deus aqui na Terra é ele, né? É muita emoção, a gente vai reviver a imagem de São Pedro, que foi o primeiro papa, ver isso nele, essa simpatia, a simplicidade. Mesmo quem não é católico simpatizou com esse jeito simples dele”.

O papa também abençou, no Rio de Janeiro, o ex-jogador da seleção brasileira de basquete Oscar Schimidt. Ele se ajoelhou e foi abençoado por Francisco. Chorando, Oscar agradeceu muito a bênção.

(Atualizada às 10:53h – fotos: Reprodução Terra)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria adia interrupção no tráfego da estrada Chapada-Cuiabá

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) confirmou...

Trabalhador em condição análoga à de escravo é resgatado de carvoaria em Mato Grosso

Em ação de combate ao trabalho escravo contemporâneo, o...

Mulher que estava em moto morre após colisão com carro no Nortão

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma...
PUBLICIDADE