O papa Bento 16 pediu neste domingo durante o Angelus que os fiéis rezem o rosário para conseguir a paz “nas famílias, nas nações e no mundo”, e ressaltou o papel da experiência missionária para a educação dos jovens.
“Nossa Senhora de Fátima pediu aos três pastores que rezassem o rosário todos os dias para conseguir o fim da guerra. Nós também devemos atender a esse pedido, e rezar com fé para obter a paz nas famílias, nas nações e no mundo inteiro”, disse o sumo-pontífice perante milhares de pessoas reunidas na praça São Pedro.
Bento 16 lembrou que a Igreja celebra hoje a festividade de Nossa Senhora do Rosário, e que a “verdadeira paz” é divulgada onde os homens e as instituições “se abrem ao Evangelho”.
O anúncio do Evangelho, ressaltou o sumo-pontífice, continua sendo o primeiro serviço que a Igreja tem que dar à humanidade, “para oferecer a salvação de Cristo ao homem do nosso tempo, de tantas maneiras humilhado e oprimido, e para orientar em sentido cristão as transformações culturais e sociais que o mundo vive”.
O Pontífice destacou que este ano se celebra o 50º aniversário da encíclica “Fidei donum” de Pio 12, para promover a cooperação missionária entre as igrejas.
“Todos os cristãos devem ser anunciantes do Evangelho com a palavra e com a vida”, afirmou.
Bento 16 disse também que a experiência missionária faz parte da formação cristã, e é importante que os adolescentes e os jovens possam vivê-la.