PUBLICIDADE

Papa muda regras e escolha de seu sucessor pode ser antecipada

PUBLICIDADE

O papa Bento XVI decidiu nesta segunda-feira mudar as regras do Conclave que escolherá seu sucessor para permitir que a eleição seja antecipada, informa a agência de notícias AP. Segundo a decisão do Sumo Pontíficie, o Conclave pode agora ser convocado assim que todos os cardeais se encontrarem em Roma, não sendo necessário se respeitar o período de 15 dias após o fim do pontificado anterior.

"Deixo ao Colégio Cardinalício a faculdade de antecipar o início do Conclave se constar que estão presentes todos os cardeais eleitores, como também a possibilidade de atrasá-lo se há motivos graves. No entanto, transcorridos vinte dias do início da Sé Vacante, todos os cardeais presentes têm que proceder a eleição", explicou o Papa no documento.

O Papa, que renunciará na próxima quinta-feira, é o único que tem o poder de mudar as regras do Conclave através de um decreto ("motu propio"). "O "motu propio" concede aos cardeais a faculdade de antecipar o início do Conclave se estiverem presentes todos os cardeais e também (a faculdade) de adiá-lo em até 30 dias" depois do início da chamada Sé vacante, informou o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.

Normalmente o conclave deve começar entre 15 e 20 dias depois da declaração da Sé vacante, que neste caso será anunciada na quinta-feira às 19h (16h de Brasília).

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...
PUBLICIDADE