PUBLICIDADE

Papa Leão 14 faz visita supresa a santuário da Mãe do Bom Conselho e reza no túmulo do papa Francisco

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Vatican News e arquivo pessoal)

O novo papa, Leão 14, se reuniu, neste sábado, com cardeais, a primeira após o conclave, na última quinta-feira. Ontem, ele celebrou a primeira missa como papa. “Aceitei um fardo claramente muito superior às minhas forças, como seria para qualquer um. O Senhor, tendo-me confiado esta missão, não me deixa sozinho a carregar tal responsabilidade. Sei, primeiramente, que posso sempre contar com a ajuda de vocês e, pela sua Graça e Providência, com a proximidade de tantos irmãos e irmãs que, em todo o mundo, acreditam em Deus, amam a Igreja e apoiam o Vigário de Cristo com a oração e as boas obras”, disse aos cardeais. Ele reafirmou o desejo de seguir o caminho do Concílio Vaticano II e de Francisco, com ênfase na missão, na sinodalidade e na justiça social.

Depois, fez visita surpresa ao Santuário da Mãe do Bom Conselho, na cidade de Genazzano (65 km de Roma). Ele entrou na basílica, que é administrada pelos Agostinianos, sua ordem religiosa, cumprimentou os religiosos e parou para rezar, primeiro diante do altar e depois diante da imagem da Virgem, onde com os presentes recitou a oração de João Paulo II à Mãe do Bom Conselho, informa o La Repubblica.

No final, rezou Ave Maria e cantou a Salve Regina. “Eu queria muito vir aqui nestes primeiros dias do novo Ministério que a Igreja me confiou, para levar adiante esta missão como Sucessor de Pedro”. E recordando a visita que fez depois da sua eleição como Prior Geral da Ordem de Santo Agostinho, e a escolha de “oferecer a sua vida à Igreja”, o Papa reiterou a sua “confiança na Mãe do Bom Conselho”, companhia de “luz e sabedoria” com as palavras que Maria dirigiu aos servos no dia das Bodas de Caná, relatadas no Evangelho de João: “Fazei tudo o que Ele vos disser”.

Outra visita surpresa do Papa Leão 14 foi, há pouco, na basílica papal de Santa Maria Maggiore para rezar em particular no túmulo de seu antecessor Francisco, de quem era amigo, e o nomeou cardeal o então bispo Robert Prevoust, que em seguida foi designado por Francisco, para deixar o Perú e presidir um dos principais decastéreos da cúria romana encarregado de nomear novos bispos.

O Vatican News informou, neste sábado, que foram publicados o brasão e o lema do Papa Leão XIV, assim como a foto oficial do Pontífice recém-eleito. O brasão representa um escudo dividido diagonalmente em dois setores: o superior tem um fundo azul e nele está representado um lírio branco; o inferior tem um fundo claro e apresenta uma imagem que remete à Ordem de Santo Agostinho: um livro fechado sobre o qual há um coração transpassado por uma flecha. A imagem remete à experiência de conversão de Santo Agostinho, que ele próprio explicava com as palavras “Vulnerasti cor meum verbo tuo”, “Feriste meu coração com a tua Palavra”.

Nos traços essenciais, portanto, Leão XIV confirmou o brasão anterior, escolhido por ocasião de sua consagração episcopal, bem como o lema “In Illo uno unum”. Trata-se das palavras que Santo Agostinho pronunciou em um sermão, a Exposição sobre o Salmo 127, para explicar que “embora nós cristãos sejamos muitos, no único Cristo somos um”.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorteio da Mega-Sena pode pagar R$ 45 milhões neste sábado

As seis dezenas do concurso 2.861 da Mega-Sena serão...

Jovens morrem em acidente entre motos em Mato Grosso

Dois jovens morreram, ontem à noite, em violento acidente...
PUBLICIDADE