sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Papa fala de paz e dá sua 1ª bênção de Páscoa

PUBLICIDADE

O papa Bento 16 leu neste domingo sua primeira mensagem pascal à frente da Igreja católica e abençoou os milhares de fiéis que acompanharam seu discurso na Praça de São Pedro, no Vaticano. Ele fez referência a zonas de conflito como o Oriente Médio, citando Iraque, Israel e Irã e a região de Darfur, na África.

“O mais importante da história é a liberdade do filho Cristo”, disse o papa. “Revivamos o momento que mudou a história da nossa vida, da humanidade”, acrescentou.

Bento 16 pediu que a paz prevaleça na região do Iraque, ocupada por tropas norte -americanas, e fez um apelo aos católicos pedindo que Cristo ressuscitado os permita a viver num mundo de violência e corrupção.

O papa defendeu a existência do Estado de Israel e fez um pedido a israelenses e palestinos, ao defender o diálogo para superar os obstáculos, antigos e novos, e solucionar o conflito na Terra Santa.

Bento XVI pediu uma saída “honrosa” à crise do Irã, que afirma intenção de produzir energia nuclear para fins pacíficos, mas são advertidos pelos EUA. Ele pediu negociações sérias e leais entre a comunidade internacional e Teerã, com o objetivo de alcançar uma convivência pacífica, que afastará a ameaça do terrorismo.

Bento XVI pediu a solidez das instituições democráticas na América Latina e citou a crise política na Itália, onde o o ex-presidente Sílvio Berlusconi não aceita a derrota nas urnas.

Ele deu a bênção urbi et orbi em 63 idiomas, entre elas, italiano, francês, alemão, espanhol, holandês, esperanto e latim. Em portugês, desejou “uma Páscoa feliz com cristo ressuscitado”.

Missa de Páscoa
No inicio da manhã, Bento 16 celebrou sua primeira missa de Páscoa como pontífice. Hoje, ele também completou 79 anos e liderou milhares de fiéis na cerimônia, realizada nas primeiras horas da manhã deste domingo.

“Que a paz esteja com vocês”, disse o papa, ao abrir o serviço, às 10h30 no horário local (5h30 em Brasília). Em seguida, um coro começou a entoar “Aleluia”, acompanhado pelos peregrinos e turistas.

Bento parecia cansado, depois de ter dormido apenas poucas horas desde o final da vigília de Páscoa, durante a qual foram acendidas velas na basílica do Vaticano. A vigília terminou na madrugada deste domingo.

“Celebramos, na alegria e na novidade da vida, Cristo, nossa Páscoa”, disse, introduzindo a celebração. “Nos reunimos nesta inesgotável fonte para nos tornarmos, para os outros, a fonte de onde jorram rios de vida”, completou.

Depois da missa, o papa planeja manter a tradição e aparecer na sacada central da basílica para fazer a tradicional saudação Urbi et Orbi, e dar a bênção e cumprimentos aos visitantes.

Missas de Páscoa acontecem em todo o mundo. Uma das principais celebrações ocorreu em Jerusalém, na Igreja do Santo Sepulcro, onde Cristo teria sido enterrado após morrer, na Sexta-Feira Santa. Nas Filipinas, cristãos nadaram na poluída Baía de Manilla. Em Pequim, os fiéis católicos se reuniram na Catedral do Sul, que é permitida pelo governo, e distribuíram ovos de Páscoa após a celebração.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE