PUBLICIDADE

Papa escolhe brasileiro como secretário do Colégio Cardinalício

PUBLICIDADE

O papa Francisco nomeou hoje o brasileiro Ilson de Jesus Montanari secretário do Colégio Cardinalício, informou hoje a assessoria de imprensa do Vaticano. Em outubro do ano passado, o arcebispo Ilson Montanari, que trabalhava na Congregação para os Bispos desde 2008, tinha sido nomeado secretário deste órgão, em substituição a dom Lorenzo Baldisseri. Em 2011 foi nomeado Capelão de Sua Santidade e, em 12 de outubro, secretário da congregação, presidida pelo cardeal canadense Marc Ouellet.

O Colégio Cardinalício é atualmente formado por 199 cardeais: 107 eleitores e 92, com mais de 80 anos, sem direito de voto. Eles colaboram com o papa nas questões mais importantes da Igreja Católica e têm o dever de se reunir quando há eleição para escolha de novo pontífice.

O novo secretário do Colégio Cardinalício nasceu no dia 18 de julho de 1959 em Sertãozinho, Santa Catarina, e licenciou-se em teologia na Universidade Gregorianda Pontífice, em Roma.  O brasileiro estudou direito e economia em Ribeirão Preto, no interior paulista, e tem mestrado em filosofia.

Montanari ingressou na Universidade Gregoriana de Roma para estudar teologia em 1985, depois de ter passado pelo Seminário Maria Imaculada, em Ribeirão Preto. Em 1989, retornou à Arquidiocese de Ribeirão como sacerdote. A partir de 1990, foi professor de teologia em Ribeirão Preto e em Uberaba, Minas Gerais. Na cidade paulista, foi chanceler e coordenador da pastoral da arquidiocese, membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores, além de vigário forâneo da zona Oeste.

Em 2002, dom Ilson voltou à Itália para cursar teologia dogmática em Roma.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Avião cai, pega fogo e piloto morre no Nortão

Uma aeronave agrícola de pequeno porte caiu, esta manhã,...

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...
PUBLICIDADE