PUBLICIDADE

Papa abre conferência de bispos em Aparecida e encerra viagem ao Brasil

PUBLICIDADE

O papa Bento 16 abre neste domingo os trabalhos da 5ª Celam (Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano), em Aparecida (167 km a nordeste de São Paulo). Esse compromisso encerra a agenda oficial da viagem de cinco dias do papa ao Brasil –iniciada na última quarta-feira.

Sempre sorridente, o sumo pontífice discursou em português em todos os compromissos oficiais realizados no Brasil.

Em São Paulo, onde se hospedou no mosteiro de São Bento (região central), Bento 16 acenou diversas vezes para os fiéis que aguardavam pelas suas entradas e saídas do local. Em aparições inesperadas, ele abençoou o público num português misturado com italiano.

No Campo de Marte (zona norte), ele reuniu cerca de 1,2 milhão de pessoas na missa de canonização frei franciscano Antônio de Sant’Anna Galvão, o frei Galvão –o primeiro santo nascido no Brasil– na sexta-feira. Um dia antes, ele se reuniu com a juventude católica no Pacaembu (zona oeste) e defendeu o amor casto).

Na abertura da conferência de hoje, o sumo pontífice deve reiterar os valores da Igreja Católica, como a castidade, virgindade, fidelidade no casamento e celibato, entre outros. A conferência, entretanto, não acaba hoje. Seus trabalhos prosseguem até o dia 31, quando o episcopado deve divulgar um documento final.

Acompanhe ao vivo a visita do papa Bento 16 ao Brasil em tempo real na Folha Online.

Valores

Na sexta-feira, por exemplo, o papa condenou a “ferida do divórcio” e desvios de sexualidade dentro da igreja. “Justificam-se alguns crimes contra a vida em nome dos direitos da liberdade individual; atenta-se contra a dignidade do ser humano; alastra-se a ferida do divórcio e das uniões livres.”

Ele também pregou respeito aos valores defendidos historicamente pela igreja. “A vida social está atravessando momentos de confusão desnorteadora. Ataca-se impunemente a santidade do matrimônio e da família.”

Ele também reiterou a importância do celibato para o sacerdócio. “Faço apelo ao vosso zelo sacerdotal e ao sentido de discernimento das vocações, também para saber complementar a dimensão espiritual, psico-afetiva, intelectual e pastoral em jovens maduros e disponíveis ao serviço da igreja.”

Para o papa, “um bom e assíduo acompanhamento espiritual é indispensável para favorecer o amadurecimento humano e evita o risco de desvios no campo da sexualidade”.

Ontem, no encontro com jovens em recuperação na Fazenda da Esperança em Guaratinguetá (176 km de SP) –um centro de reabilitação para dependentes químicos–, o papa mandou um recado direto aos traficantes.

“Digo aos que comercializam a droga que pensem no mal que estão provocando a uma multidão de jovens e de adultos de todos os segmentos da sociedade: Deus vai-lhes exigir satisfações”, afirmou o sumo pontífice.

Agenda

Depois de abrir a 5ª Celam, o papa retorna ao Seminário “Bom Jesus”, onde dormiu na sexta-feira e sábado. Lá, participa de uma cerimônia de despedida.

Em seguida, vai de carro ao heliporto do santuário nacional de Aparecida onde se despedirá das autoridades locais e seguirá para o aeroporto de Guarulhos (SP). De lá, o papa retorna direto para Roma.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Reitora da UFMT toma posse em cerimônia do Ministério da Educação em Brasília

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...

PreviSinop abre inscrições de concurso com salários de até R$ 8,1 mil

O Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de...

Jovem cochila pilotando moto, bate em poste e fica ferido em Sinop

O Corpo de Bombeiros foi acionado, hoje de manhã,...
PUBLICIDADE