PUBLICIDADE

Palestra proporciona fomento ao turismo local em cidade de MT

PUBLICIDADE

Fomentar o turismo, as técnicas de gestão pública, trocar experiências que deram certo e hoje são realidade no desenvolvimento de uma comunidade. Esses foram alguns dos propósitos pela qual o ex-prefeito da cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, Pedro Bertolucci, visitou o município de Chapada dos Guimarães (distante a 64 Km de Cuiabá), e proferiu palestra neste município, na noite dessa terça-feira (09.11), na sede da Secretaria Municipal de Turismo.

Bertolucci disse ter ficado encantado com Chapada dos Guimarães e destacou que a cidade se sobressai em muitos pontos, principalmente no que diz respeito às belezas naturais, e justamente por possuir esse grande potencial que é necessário um esforço para a estruturação da cidade do interior de mato-grosso para receber os turistas. "A intenção dessa visita é mostrar o trade turístico de Gramado, trocar experiência, pois temos muita coisa boa para mostrar. Chapada dos Guimarães possui um DNA diferente, a população é mais receptiva. O caminho certo para se ter sucesso é explorar o desenvolvimento sustentável", pontuou.

Se referindo ao trade turístico e à necessidade de explorar o desenvolvimento sustentável, o palestrante citou a obra da duplicação da MT-251, realizada pelo Governo do Estado, que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães, até o trevo de Manso. Para ele, só há desenvolvimento no turismo local se houver investimentos em infraestrutura da cidade, como asfalto, água, esgoto. "As cidades de turismo precisam do apoio dos Governos Federal e Estadual, de qualificação dos serviços, visando também a Copa de 2014, utilizando os principais pontos turísticos da localidade".

Chapada é um dos principais produtos turísticos de Mato Grosso, com um complexo enorme de belezas naturais, conforme observou a secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Vanice Marques, ao revelar que o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães será modelo para todo o Brasil depois que o Ministério do Turismo teve conhecimento de todo complexo turístico de Chapada dos Guimarães, elogiando o município e suas potencialidades.

Segundo Vanice, estão sendo realizadas reuniões com a Agecopa para trabalhar os potenciais do Estado, já que o eixo natural de Mato Grosso é muito grande, citando, por exemplo, o turismo de negócios, como a promoção de palestras como esta, em Chapada dos Guimarães, que potencializam o fluxo do turismo local. "A importância da qualificação natural trás tudo, motivação ao que está sendo comercializado, os produtos. É importante termos contato com essas informações, dando ideias, trocando informações e sugestões com relação ao nosso produto. Turismo é um segmento infinito, trabalha com ideias e oportunidades", destacou.

Planejamento
Para o empresário Cesar Oliveira, que é dono de um restaurante em Chapada dos Guimarães, eventos como esse são importantes para que a população tenha a oportunidade de aprender e melhorar o rumo dos negócios. "Para o ramo da gastronomia é relevante aprender com lugares que caminharam e tiveram sucesso, mas é importante também a união entre a iniciativa privada e o poder público para qualificar o turismo na cidade", lembrou o empresário.

Tomar conhecimento do exemplo em Gramado e do planejamento estratégico desenvolvido naquela cidade foi um dos pontos observados pelo prefeito de Chapada dos Guimarães, Flávio Daltro. Ele falou da necessidade de fortalecer o comércio local e espera que o município mato-grossense encontre o caminho certo. "Essa é uma parceria que ultrapassa os limites do município. A organização da sociedade quanto à qualificação e capacitação, fortalece a economia", disse.

Chapada dos Guimarães é uma cidade com grande potencial, porém, o turista precisa de segurança desde ao se deslocar de sua casa até chegar ao seu destino. Essa observação foi feita pelo prefeito ao mencionar a importância da duplicação da rodovia que liga Cuiabá a Chapada. "Essa obra vai garantir a segurança do turista que vem ao nosso município para conhecer as belezas naturais que a cidade oferece".

A população lotou a Secretaria Municipal de Turismo de Chapada dos Guimarães para assistir a palestra. Estudantes de Turismo, autoridades locais e a sociedade em geral compareceram ao evento para conhecer a história de Gramado, um município cujo desenvolvimento hoje é realidade. A expectativa é que, com essa troca de experiência Chapada dos Guimarães possa adotar políticas públicas para o desenvolvimento da economia local e fomento ao turismo. Quem ganha é a população.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros capturam jiboia que foi encontrada em meio a entulhos em imóvel no Nortão

A jiboia-constritora (Boa constritor) foi encontrada no quintal de...

Homem é socorrido em parada cardíaca após se engasgar com bolo no Nortão

O morador, de 52 anos, recebeu os primeiros atendimentos...
PUBLICIDADE