sábado, 4/maio/2024
PUBLICIDADE

Países membros do Zicosur se reúnem em Cuiabá

PUBLICIDADE

O governo de Mato Grosso sedia um novo encontro entre os países membros da Zona de Integração do Centro Oeste Sul-Americano (Zicosur): Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai e Peru. O encontro do bloco econômico será realizado, hoje e amanhã, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

O evento será marcado por painéis e workshops em busca de ações integradas voltadas às áreas em comum entre eles saúde, segurança, comércio, logística, turismo e cultura. O corpo diplomático dos seis países formarão comissões temáticas, em que serão discutidas medidas conjuntas em grupos de trabalho.

De acordo com Rita Chiletto, assessora de Assuntos Internacionais do Gabinete de Governo, o encontro entre os países e o trabalho que eles desenvolverão visam concretizar políticas públicas conjuntas entre os membros do bloco que, até então, não saíram do papel.

“Pouca coisa foi realmente efetivada dos planos que já existem entre estes países. Hoje ainda encontramos estradas de uso comum com pouquíssima infraestrutura, por exemplo. Não existe uma norma sanitária para ida e vinda de alimentos, por exemplo. Essas coisas precisam ser tratadas de forma unida, em prol da população de cada um destes países”, afirmou Chiletto.

Uma das medidas existentes pela integração destes países é o sistema de aduana integrada entre o Brasil e a Bolívia. Trata-se de um acordo comercial criado para simplificar a relação entre os dois países. “Há algumas dificuldades sobre as taxas cobradas aos produtos que vêm e vão. Precisamos trabalhar normas em comum, e claras, para o bom funcionamento deste sistema”, afirma a assessora.

Durante o encontro do Zicosur em Cuiabá, que ocorre paralelamente à Feira Internacional do Turismo do Pantanal (FIT 2016), autoridades governamentais e líderes empresariais estreitarão as relações e também criarão formas de alavancar o turismo e a economia dos seis países presentes no bloco.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: andaime cede, trabalhador cai e morre

O homem sofreu acidente de trabalho, há pouco, enquanto...

Tamanduá resgatado em semicoma após ser atropelado retorna ao Pantanal

Um tamanduá-bandeira foi devolvido à natureza, este fim de...
PUBLICIDADE