PUBLICIDADE

Painéis vão orientar motoristas em tempo real sobre situação do trânsito em Cuiabá

PUBLICIDADE

 Os motoristas da capital dispõem agora de uma fonte de informação para saber em tempo real a situação do trânsito na cidade. Por meio de dois painéis de LEDs instalados na cidade, um na avenida Fernando Correa da Costa e outro na avenida Historiador Rubens de Mendonça (avenida do CPA), os condutores vão receber orientação para, por exemplo, evitar determinada via que estiver com o tráfego congestionado.

Denominados de PMV, ou Painéis de Mensagens Variáveis, eles medem 4,6 m de comprimento por 1,6 m de altura. Na Avenida Fernando Corrêa da Costa, o PMV foi instalado no canteiro central da via, após o 9º BEC, sentido centro. Na Avenida do CPA, o painel está localizado antes do viaduto com a Avenida Miguel Sutil, sentido centro. Os painéis estão posicionados por sobre as vias para fácil visualização dos motoristas.

A empresa responsável pela instalação é a mesma que está instalando os equipamentos de fiscalização eletrônica na cidade e que também vai instalar em novembro 30 câmeras nas principais vias da cidade para monitorar o trânsito. Estas câmeras serão monitoradas a partir do Ciosp (Centro Integrado de Operações da Segurança Pública) e as informações serão utilizadas para abastecer os painéis.

“A ideia é por meio destas 30 câmeras trazer informações em tempo real do trânsito, se existem pontos de congestionamento, se ocorreu algum acidente em alguma via e quais são as alternativas para fugir de determinado ponto congestionado”, explicou o secretário de Mobilidade Urbana, Thiago França.

O secretário informou ainda que está em contato com a Secretaria de Estado de Segurança Pública para começar a usar já as informações obtidas sobre o trânsito a partir das 103 câmeras que estão em funcionamento em Cuiabá e Várzea Grande. Por meio de uma parceria com o Estado, a Semob mantém agentes de trânsito no Ciosp que fazem o monitoramento por meio destas câmeras.

Segundo Thiago França, os PMVs também serão usados para campanhas educativas do trânsito. “Em segunda instância, também serão usados para a educação de trânsito, com mensagens como use o cinto de segurança, respeite a faixa de pedestre, respeite as vias exclusivas para o transporte coletivo, use a cadeirinha para transportar crianças, entre outros”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Colisão entre carro e moto deixa um morto e dois feridos em Lucas do Rio Verde

O motociclista, de identidade não informada, morreu em um...

Polícia recupera caminhão após apropriação indébita e receptação em Mato Grosso

A Polícia Civil recuperou um caminhão que havia sido alvo...

Prêmio da Educação em MT reconhecerá prefeitos no próximo ano

Foi publicado pela secretaria estadual de Educação, portaria que...
PUBLICIDADE