Um paciente da covid-19 em estado grave foi transferido, ontem, de Peixoto de Azevedo (200 quilômetros de Sinop) para Cuiabá. A empresa responsável pelo traslado aéreo informou que, para evitar o risco de infecção aos profissionais da saúde envolvidos no transporte do paciente, utilizou uma cápsula de isolamento.
Disse ainda que foi o primeiro transporte de paciente nessas condições e que o uso da cápsula é para evitar a “propagação de patógenos e reduzir as taxas de infeção por profissionais de saúde”. A cápsula é feita com material anatômico, possui 4 portas de acesso equipadas com luva de PVC, tem ventilação à bateria e cabe nas aeronaves e ambulâncias.
O material é semelhante ao usado na Europa no translado de paciente com covid-19. Não há informações se o paciente foi regulado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou se o transporte foi particular. A empresa presta serviço de UTI aérea à Secretaria de Estado de Saúde (SES). Por questões éticas, o governo estadual disse que não comentará o caso.
Conforme Só Notícias já informou, mais três casos de Coronavírus foram registrados em Peixoto de Azevedo. De acordo com o boletim do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, o número de infectados passou de 9 para 12. Além disso, outros 38 são suspeitos e estão sendo monitorados.