quarta-feira, 18/junho/2025
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Ouvidoria da Sefaz recebe 688 demandas após reativação do setor

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A Ouvidoria da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) foi reativada há dois meses e, nesse período, recebeu 688 demandas. Dessas, 34% eram pedidos de informação, 29% solicitações de serviços, 27% reclamações, 9% denúncias e 1% elogios. Os dados foram divulgados, na última sexta-feira, pelo ouvidor da Sefaz, Kleiton Gomes Santiago, ao secretário Paulo Brustolin e aos cinco adjuntos. O objetivo é que o relatório da Ouvidoria sirva de parâmetro para o aprimoramento do serviço prestado pela Sefaz.

Por determinação de Brustolin, todo mês o ouvidor se reunirá com o secretário e os adjuntos para divulgar o número e o tipo de demanda recebida pela Ouvidoria. Na compilação dos dados, o ouvidor leva em conta a secretaria adjunta demandada e, durante a apresentação, mostra as solicitações ou reclamações que cada uma obteve. Dessa forma é possível identificar e corrigir o problema.

Exemplo disso, segundo o ouvidor, ocorreu na Secretaria Adjunta de Atendimento ao Cliente (SAAC), criada na atual gestão. Em julho ela recebeu 20 reclamações de contribuintes que tinham dúvidas sobre o Simples Nacional. Ao tomar conhecimento do problema, o secretário adjunto, Carlos Barão, encaminhou por mala direta informações a todos os contribuintes sobre o serviço e, em agosto, o número de queixas sobre o assunto caiu para zero.

Na avaliação de Barão, por meio do relatório mensal da Ouvidoria é possível identificar os gargalos da gestão, com alta eficiência e a custo zero, e então atacar o problema. O secretário adjunto da Receita Pública, Adílson Rúbio, ressaltou a importância da interpretação dos dados coletados pela Ouvidoria e enfatizou que eles servem para aprimorar o trabalho realizado pela SARP. O secretário adjunto de Administração Fazendária, Fernando Fernandez, destacou que o trabalho da Ouvidoria também ajuda a avaliar parcerias e investimentos.

O secretário Paulo Brustolin avaliou a importância das reuniões mensais entre adjuntos e Ouvidoria para garantir que a sociedade tenha respostas rápidas as suas demandas. Ressaltou ainda a necessidade de interação entre as áreas, já que às vezes um problema para ser solucionado envolve mais de uma secretaria adjunta. “Os servidores precisam ter uma visão sistêmica. Eles devem saber que são parte de um todo, que é a Secretaria de Fazenda”.

Nessa última reunião também foi verificado que as demandas têm vindo basicamente dos contribuintes. Isso porque não foi registrada nenhuma demanda em relação à Secretaria Adjunta do Tesouro (SATE), que não presta atendimento direto ao contribuinte. Brustolin lembrou que a Ouvidoria não é de uso exclusivo do público externo e que ela também pode e deve ser utilizada pelos servidores da Sefaz e de todas as outras secretarias do Estado, para que eles contribuam com críticas, denúncias e sugestões.

O ouvidor, Kleyton Gomes Santiago, afirmou que a reunião mensal com o secretário e os adjuntos tem por finalidade dar um feedback das demandas da Ouvidoria objetivando a melhora contínua dos serviços. A cada 30 dias serão apresentados números do mês corrente e do mês anterior, para comparar e verificar em quais pontos a Sefaz está melhorando ou se continua falhando.

O contato com a Ouvidoria da Sefaz-MT pode ser feito pelo telefone (65) 3617-2749 ou pelo endereço eletrônico [email protected].

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