quarta-feira, 16/julho/2025
PUBLICIDADE

Ouriço que “invadiu” residência no Nortão é capturado e devolvido à natureza

PUBLICIDADE
Só Notícias/Guilherme Araújo (foto: divulgação)

Militares do Corpo de Bombeiros capturaram o ouriço-cacheiro adulto (Coendou spinosus), esta manhã, em imóvel localizado no residencial Aquarela, em Alta Floresta. Não houve incidentes envolvendo o contato direto com o animal. O proprietário relatou aos profissionais que o mamífero estaria se abrigando em sua lavandeira.

Foram utilizados um cambão e recipiente adequado ao acondicionamento do ouriço, que aparentava estar em condições saudáveis. Posteriormente, foi transportado até área de mata além dos limites da cidade para a soltura.

Conforme a Fundação Jardim Zoológico de Brasília (DF), o cacheiro pode chegar a medir 50 centímetros e pesar até 1 quilo.

Seu corpo é coberto por espinhos que se estendem da cabeça até a metade da cauda, que é preênsil e atua como uma espécie de quinto membro, ajudando-o a escalar superfícies. A espécie incide em quase todo o país e, diferentemente da visão popular, a organização destacou que, quando ameaçado, o animal eriça seus espinhos e curva o corpo para tentar proteger a cabeça ou outras partes vitais.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE