sexta-feira, 10/maio/2024
PUBLICIDADE

Órgãos públicos de MT devem se adequar à Lei de Acesso à Informação

PUBLICIDADE

Em Mato Grosso, 42 órgãos públicos já possuem a tecnologia desenvolvida pelo Tribunal de Contas para implementar o Portal Transparência e o Serviços de Informação ao Cidadão. Até agora, 19 prefeituras, 19 câmaras e 4 Institutos de Previdência Social já estão preparados para cumprir a Lei de Acesso à Informação, que regulamenta a divulgação de atos de órgãos e agentes públicos.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) tem dado todo o aporte tecnológico e treinamento aos gestores públicos, a fim de auxiliar os fiscalizados na implantação dos sistemas de transparência ativa e passiva. "A Lei deve ser cumprida e isso será cobrado pelo TCE-MT, mas antes mesmo de exercer seu papel de fiscal dos recursos, a instituição está orientando e dando suporte para que os fiscalizados possam se adequar sem que venham a sofrer punições", afirmou a secretária-executiva da Ouvidoria Geral, Naise Godoy de Campos Silva Freire. Os fiscalizados tem até dia 31 de setembro de 2013 para implementar e regulamentar os procedimentos previstos na Lei de Acesso à Informação.

As instituições que tiverem interesse em utilizar a tecnologia oferecida podem acessar o novo Portal Transparência do TCE onde consta o Termo de Cessão de Uso que deve ser encaminhado à Presidência. O secretário de Tecnologia da Informação, Odiley Medeiros explica que o gestor tem duas opções. A primeira é instaurar o Portal Transparência e o SIC utilizando a base de armazenamento de dados do tribunal. A segunda é ter uma base própria no órgão. "A vantagem de utilizar a base do Tribunal de Contas é que o órgão ainda será beneficiado com as atualizações e melhorias desenvolvidas pela TI, o que não vai acontecer se o sistema estiver isolado da nossa manutenção", afirma Medeiros.

Cada órgão público deve oferecer meios para dar transparência aos seus atos. O Portal Transparência do TCE-MT pode ser visto como um modelo aos gestores. Foi lançado em 2007 oferecendo a transparência ativa, já cumprindo com a recomendação que veio posteriormente com a Lei de Acesso a Informação. Em 2012 foi lançado o novo Portal Transparência que trouxe o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Morre o desembargador Luiz Carlos da Costa

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso confirmou, há...

Abertas inscrições para brigada mista em Lucas do Rio Verde

A prefeitura abriu as inscrições para a Brigada Mista...

Carro tomba após colisão com caminhonete em Sinop

O acidente envolvendo o Fiat Mobi branco e a...

Carro cai de ponte em córrego e dois morrem no Nortão; um socorrido

Aroldo Aparecido da Silva Oliveira, de 47 anos, e...
PUBLICIDADE