PUBLICIDADE

Órgãos públicos de MT devem se adequar à Lei de Acesso à Informação

PUBLICIDADE

Em Mato Grosso, 42 órgãos públicos já possuem a tecnologia desenvolvida pelo Tribunal de Contas para implementar o Portal Transparência e o Serviços de Informação ao Cidadão. Até agora, 19 prefeituras, 19 câmaras e 4 Institutos de Previdência Social já estão preparados para cumprir a Lei de Acesso à Informação, que regulamenta a divulgação de atos de órgãos e agentes públicos.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) tem dado todo o aporte tecnológico e treinamento aos gestores públicos, a fim de auxiliar os fiscalizados na implantação dos sistemas de transparência ativa e passiva. "A Lei deve ser cumprida e isso será cobrado pelo TCE-MT, mas antes mesmo de exercer seu papel de fiscal dos recursos, a instituição está orientando e dando suporte para que os fiscalizados possam se adequar sem que venham a sofrer punições", afirmou a secretária-executiva da Ouvidoria Geral, Naise Godoy de Campos Silva Freire. Os fiscalizados tem até dia 31 de setembro de 2013 para implementar e regulamentar os procedimentos previstos na Lei de Acesso à Informação.

As instituições que tiverem interesse em utilizar a tecnologia oferecida podem acessar o novo Portal Transparência do TCE onde consta o Termo de Cessão de Uso que deve ser encaminhado à Presidência. O secretário de Tecnologia da Informação, Odiley Medeiros explica que o gestor tem duas opções. A primeira é instaurar o Portal Transparência e o SIC utilizando a base de armazenamento de dados do tribunal. A segunda é ter uma base própria no órgão. "A vantagem de utilizar a base do Tribunal de Contas é que o órgão ainda será beneficiado com as atualizações e melhorias desenvolvidas pela TI, o que não vai acontecer se o sistema estiver isolado da nossa manutenção", afirma Medeiros.

Cada órgão público deve oferecer meios para dar transparência aos seus atos. O Portal Transparência do TCE-MT pode ser visto como um modelo aos gestores. Foi lançado em 2007 oferecendo a transparência ativa, já cumprindo com a recomendação que veio posteriormente com a Lei de Acesso a Informação. Em 2012 foi lançado o novo Portal Transparência que trouxe o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carro capota em rodovia no Médio Norte; dois feridos

O acidente de trânsito envolvendo um Fiat Uno branco,...

Queimada de grandes proporções quase atinge chácaras em Lucas do Rio Verde

O incêndio florestal ocasionou danos em área de preservação...

Identificada mulher encontrada morta às margens de rodovia no Nortão

Eliete Rosa Nascimento, de 41 anos, foi identificada pela...

Apostador de Colíder fatura quase R$ 100 mil na Milionária

O apostador de Colíder (156 km de Sinop) foi...
PUBLICIDADE