PUBLICIDADE

Orçamento e LRF são discutidos no Tribunal de Contas

PUBLICIDADE

A 9ª aula-palestra do Projeto de Ensino a Distância (EAD) do Tribunal de Contas de Mato Grosso desta sexta-feira (06/7), teve como tema "Orçamento e Lei de Responsabilidade Fiscal". O assunto foi apresentado pelo Ministro substituto do Tribunal de Contas da União (TCU), Weder de Oliveira, com transmissão ao vivo pelo portal do TCE-MT e pontos de recepção do MT Preparatório, fixados nos 141 municípios do Estado.

"Quando o planejamento é ruim, os governos se comprometem mais do que podem pagar", afirmou o ministro ao relatar o ponto principal da aula. Segundo ele, a Lei de Responsabilidade Fiscal tem o objetivo de prevenir problemas nas contas públicas, que são resultados da falta do estabelecimento de metas e prioridades na gestão.

O orçamento público é definido já no início de mandato de cada administração e consta no Plano Plurianual (PPA), que tem o papel de transformar o Plano de Governo em ações concretas, criando caminhos para que os problemas existentes sejam solucionados. O plano tem duração de quatro anos, ou seja, até o final do mandato eletivo. É por meio do PPA que o planejamento público será avaliado quanto ao seu cumprimento.

Neste sentido, Weder ainda afirmou que o PPA está diretamente ligado à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e à Lei Orçamentária Anual (LOA), que têm como principais finalidades orientar a elaboração dos orçamentos fiscais e sintonizar objetivos e metas da administração pública, respectivamente.

As ações previstas no planejamento devem estar de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal. Diante disso, os Tribunais de Contas analisam a execução orçamentária e os limites constitucionais em saúde, educação e gastos com pessoal. Após essa análise, o Pleno do TCE emite um parecer prévio sobre os balanços financeiros, que são julgados em definitivo pelo Poder Legislativo.

A próxima aula-palestra do EAD será ministrada pelo conselheiro substituto do TCE de Minas Gerais, Licurgo Mourão no dia 13 de julho e terá como tema "Prevenção e Controle da Corrupção".

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...

Queimada de grandes proporções atinge área de mata em Sinop

Uma queimada de grandes proporções atingiu uma área de...
PUBLICIDADE