terça-feira, 16/abril/2024
PUBLICIDADE

Operação Mapinguari: 20 continuam presos em Sinop

PUBLICIDADE

Ainda estão no presídio Ferrugem, em Sinop, 20 pessoas presas pela Polícia Federal, na semana passada, durante a operação Mapinguari. Entre eles madeireiros, agricultores, servidores públicos e lideranças indígenas, acusados de suposta extração ilegal de madeira no Parque Nacional do Xingu. Uma empresária de Sorriso também continua detida na cadeia municipal.

Todos foram ouvidos pela PF e sairiam da prisão no domingo, à meia-noite, mas, conforme Só Notícias antecipou, tiveram a prisão temporária prorrogada pela Justiça Federal. Alguns conseguiram hábeas corpus no início da semana e foram soltos. A PF também apreendeu documentos e maquinários.

Durante a operação, foram apreendidas toras, de diversas espécies, no Parque do Xingu, prontas para serem transportadas. O Ibama e a PF concluíram que o esquema funcionava com apoio dos índios. Eles são acusados de extraírem ilegalmente madeira do parque e venderem para madeireiros da região e fazendeiros.

Servidores do Ibama ( incluindo três ex-chefes) são acusados de aprovarem planos de manejo florestal falsos para que a madeira fosse transportada e vendida.

Leia mais
Funai tenta libertar índios presos em Sinop em ação da PF

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Trabalhador é hospitalizado após cair de 2 metros de altura em Sorriso

A equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada para...

Dois são socorridos no Nortão após colisão entre carro e moto

O acidente envolvendo uma VW Saveiro branca e Honda...

Localizado corpo de adolescente que se afogou em rio no Mato Grosso

O corpo do jovem, de 16 anos, foi localizado...
PUBLICIDADE