Técnicos da Coordenadoria de Atendimento a Acidentes Ambientais da Superintendência de Defesa Civil (Sudec), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), realizam nesta sexta-feira (14), em Rondonópolis mais uma operação de fiscalização no transporte de cargas perigosas. Cerca de 20 homens, da Coordenadoria, Diretoria Regional da Sema de Rondonópolis, Polícia Rodoviária Federal e Bombeiros Militares da região estarão participando da operação.
De acordo com o coordenador de Atendimento a Acidentes Ambientais, João Carlos Rocha, somente este ano foram registrados no Estado mais de 48 acidentes envolvendo produtos perigosos, a maioria deles – cerca de 90% – no transporte desses produtos. “O objetivo da Sema ao realizar fiscalizações de rotina é, através da orientação, reduzir o número de acidentes envolvendo esses produtos e, com isso, reduzir os danos ambientais que podem advir desses acidentes”.
Ele explicou também que a operação está sendo realizada em Rondonópolis porque segundo estatísticas da Coordenadoria, a maioria dos acidentes envolvendo carga perigosa ocorre num raio de mais de 100 quilômetros da capital Cuiabá.
João Carlos Rocha lembra que a manipulação, armazenagem e transporte de cargas perigosas requer técnicas e cuidados especiais, além de exigir equipamentos de proteção individual de segurança obrigatório, que são utilizados em caso de acidentes.
No caso do transporte, por exemplo, para cada tipo de material transportado há uma sinalização específica, determinada por lei, que são os rótulos de risco. Por meio de placas, de cor variada, são identificados os riscos do produto que está sendo transportado, facilitando o atendimento às vítimas, à proteção do meio ambiente e da população local. Além disso, os caminhões precisam ter a licença de operação para o transporte, fornecida pelo órgão ambiental, no caso a Sema.
Durante a fiscalização também serão checados os documentos do veículo e dos motoristas. A operação de fiscalização iniciou às 8 horas da manhã, no posto da Polícia Rodoviária Federal.