sábado, 18/maio/2024
PUBLICIDADE

Operação contra pesca ilegal prossegue em Sinop por tempo indeterminado, diz sargento; 2 foram detidos

PUBLICIDADE
Só Notícias/Kelvin Ramirez (foto: divulgação e Só Notícias/Fabiano Marques)

A Polícia Militar de Proteção Ambiental de Cuiabá está realizando, em Sinop, operação contra crimes ambientais, com o intuito de fiscalizar pesca ilegal e outras infrações envolvendo a fauna e a flora na região. Uma equipe composta por quatro policiais, estão desde segunda-feira realizando a fiscalização em pontos estratégicos no município, resultando em prisões contra suspeitos envolvidos em atividades ilegais de pesca.

Ao Só Notícias, o sargento Roberto Duarte Vitório, revelou que não há previsão para interrupção das fiscalizações. “Essa operação tem o intuito de coibir crimes contra a fauna e flora em Sinop e na região Norte. Somos de Cuiabá e a operação não tem um período exato para terminar. Viemos na segunda-feira e ela pode se estender por 10 a 15 dias. Dependerá das demandas que serão atendidas”.

O policial revela que a operação foi iniciada após várias denúncias junto a secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA). “Foi solicitado por diversas denúncias anônimas através do 0800 da SEMA. Essas denúncias chegaram até o batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental. Em resposta a essas solicitações foi desencadeada essa operação aqui na região”.

Na última terça-feira, a equipe prendeu um homem que estava transportando 129 quilos de pescado sem autorização legal, na comunidade Alcione. Já na quarta-feira, no rio Teles Pires, um homem foi preso com 20 quilos de peixes, com várias espécies, além de localizarem uma rede de 50 metros, o que é estritamente proibido. “Nos primeiros dias obtivemos êxito em localizar e prender infratores que estavam cometendo crimes ambientais, tais como transporte de peixe pescado sem cabeça, descaracterizado e outra situação de um senhor que estava colocando rede, com pesca predatória sob o uso de apetrechos proibido”, detalhou.

Ele revelou que vem sendo feito um patrulhamento fluvial no rio Teles Pires, onde a equipe está abordando os barcos e orientando os pescadores sobre a medida do pescado e a obrigatoriedade do uso da carteira de pescador amador ou profissional. “Com a carteira de pescador (amador) você pode levar 5 quilos e mais um exemplar, explicou. O pescador com a carteira profissional pode pescar 125 quilos durante a semana.

A carteira de pescador que pode ser adquirida através da secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA).

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Recapeamento de rodovia estadual no Nortão deve começar semana que vem

A MT-225, no trecho entre o município de Vera...

Professores da UFMT entram em greve por tempo indeterminado

Em assembleia geral da Adufmat-Ssind, realizada hoje, os docentes...

Programa Mais Júri faz mais de 100 julgamentos de crimes contra a vida; 58 condenações

O Programa Mais Júri completou nesta semana a centésima...
PUBLICIDADE