Em 24 horas de operação “Bairro Seguro”, deflagrada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) na última sexta-feira (10), 162 pessoas foram presas em todo estado por envolvimento em crimes.
A ação qualificada, realizada pelas forças de segurança, Polícia Militar (PM), Polícia Judiciária Civil (PJC), Corpo de Bombeiros, Politec e Detran, faz parte da estratégia de enfrentamento à criminalidade nos 141 municípios de Mato Grosso.
Foram cumpridos também 49 mandados de busca e apreensão, 191 pessoas foram conduzidas para a delegacia, 171 veículos apreendidos e 32 recuperados, 28 armas de fogo retiradas de circulação e 101 fiscalizações do Corpo de bombeiros a estabelecimentos comerciais e bares.
Foram empregados 1.774 profissionais nas 15 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps), que abrangem os 141 municípios do Estado. O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) deu apoio nas ações.
O secretário de Segurança Pública, Rogers Jarbas, disse que o resultado da operação é atribuído a atuação integrada das forças de segurança e ao serviço de inteligência.
“Os investimentos, planejamento e o empenho de cada profissional têm garantido resultado positivos nas nossas ações qualificadas. O estado já conseguiu reduzir índices criminais em homicídio, roubo e furto”, declarou.
Dentre as ações está a prisão de um suspeito de triplo homicídio em uma zona rural na cidade de Planalto da Serra (a 234 km de Cuiabá). O crime aconteceu em março de 2016. Foi pedido prisão temporária e o mesmo estava foragido.
Na sexta-feira (10.03), durante a operação, o suspeito foi preso na cidade de Campo Verde (a 134 km de Cuiabá). As investigações continuam para apurar se há outros suspeitos e a motivação do crime.
As informações são da assessoria.