O resultado da Operação Vulcano, realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT), apontou que algumas empresas tiveram melhoria considerável na questão da acessibilidade. No total foram fiscalizados 182 ônibus incluindo os de características rodoviárias e urbanas para transporte coletivo de passageiros tanto novos como os antigos que passaram pela adaptação. Do montante, 133 foram aprovados e 49 reprovados.
"Algumas empresas além de se adaptarem deram início a renovação dos veículos antigos. Mostra que parte do empresariado está se empenhando e com isso o setor está se adequando. Por outro lado, algumas empresas pequenas, de micro-ônibus embora tenham sido notificadas em operações orientativas, não realizaram nenhuma alteração", complementou Bento Francisco Gomes Bezerra, coordenador de Fiscalização da Conformidade do Ipem-MT.
Diante disso o Ipem-MT vai fiscalizar a cada dois meses o segmento com foco nos veículos que não se adaptaram. Segundo Bento, os prazos já decorreram e quem não se adaptou tem que fazer a regularização de acordo com a legislação. "O usuário não pode ficar sem o atendimento das suas necessidades".
A Operação Vulcano aconteceu entre os dias 21 e 26 de novembro em Cuiabá e Várzea Grande.
Quando o assunto é acessibilidade em veículos novos todos os verificados foram aprovados, seja de características rodoviárias para o transporte coletivo de passageiros ou de características urbanas para a mesma finalidade não apresentaram inconformidades. Foram 21 (rodoviária) e 72 (urbana). Os quatro veículos fabricados no modelo "frescão" também foram aprovados.