Equipes da Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema) continuam vistoriando madeireiras de Sinop envolvidas em fraudes na liberação de Guias Florestais (GFs) para transporte de madeira. As fraudes foram descobertas pela própria secretaria e investigadas pela Polícia Civil. Ontem foi deflagrada a ‘Operação Angico’ em todo o Estado. 24 mandados de prisão estão sendo cumpridos em Sinop, Vera, Feliz Natal e Cláudia.
Segundo o coordenador da regional da Sema em Sinop, Jackson Medeiros, que auxilia a equipe nas vistorias, estão sendo contabilizados os estoques destas empresas para apurar quantos créditos foram usados ilegalmente. Estima-se que mais de 60 mil metros cúbicos de madeira foram liberados ilegalmente.
O esquema de fraude funcionava com a inserção de falsos dados no sistema de liberação de GFs. Um estagiário da secretaria teria recebido R$ 250 mil para inserir os créditos. Outros dois servidores estariam envolvidos. Ontem, a delegada Luzia de Fátima Machado, que coordena os inquéritos na região de Sinop, disse que 49 empresas no Estado estão envolvidas no esquema.
As que já utilizaram os créditos serão multadas. Os empresários que estão sendo presos são ouvidos e liberados, mas devem responder processos. Só ontem, 16 foram detidos na região de Sinop. Em todo o Estado estão sendo cumpridos 82 mandados de prisão e 52 mandados de busca e apreensão.