O Ibama de Alta Floresta foi notificado recentemente sobre a existência de uma onça preta (panthera onca) domesticada em uma propriedade rural do município. O próprio dono, que criava o animal desde pequeno, acionou o órgão para que providenciasse uma destinação para a onça.
Segundo Cláudio Cazal, da regional do Ibama, foi mantido contato com o Cenap (centro de predadores do IBAMA), com a gerência executiva de Sinop e com o setor responsável em Brasília. “Sugerimos a realização de uma pesquisa com a onça, podendo usar um colar de rádiotransmissor pra monitorar o animal e talvez reintroduzirmos a onça no habitat natural. A idéia foi do professor da Unemat, César Dalponte, que é autoridade no assunto. Mas, partiu de Brasília a decisão de enviar o animal para um zoológico em Bauru”, explicou ele.
O animal já foi transferido para o zoológico. A decisão causou uma certa consternação no Ibama de Alta Floresta, que esperava poder desenvolver a pesquisa e aprender mais sobre a espécie e seus hábitos, antes de reintroduzi-la em seu habitat natural.