PUBLICIDADE

Oitenta mil servidores estaduais param em MT por falta do reajuste anual

PUBLICIDADE

A gestão do governador Pedro Taques (PSDB) irá enfrentar hoje a sua primeira paralisação geral do funcionalismo público. Cerca de 80% dos servidores deverão cruzar os braços por 24h em forma de protesto. Os sindicatos e órgãos representativos, como o Fórum Sindical, pedem que o chefe do Executivo conceda a Revisão Geral Anual (RGA) de 11,28% este mês. Taques e sua equipe já disseram que não poderão dar o RGA, por conta do estouro da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Apenas serviços essenciais como saúde e segurança pública deverão ser mantidos, em índices legais de 35%.

A manifestação está marcada para começar às 9h, em frente à Secretaria de Gestão (Seges) e conforme James Jaudy, analista regulador da Agência de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager), a medida é necessária para que o governo sinta as consequências de uma possível greve geral. “Os servidores públicos vão em busca de um direito adquirido. Caso o Estado continue negando o RGA, há séria possibilidade de uma paralisação muito forte”.

Caso a paralisação aconteça como o prometido, aproximadamente 80 mil servidores deverão parar suas atividades – dos 100 mil que o Estado dispõe. Por meio de nota, o Fórum Sindical explicou que as deliberações para a paralisação aconteceram no último dia 12 com todas as categorias representativas. “Os servidores estaduais se reunirão em um Ato Público, para aguardar o posicionamento do Executivo de Mato Grosso, quanto ao RGA, para que a decisão seja levada à apreciação dos servidores públicos”.

Segundo presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde e do Meio Ambiente (Sisma), Oscarlino Alves, a última grande mobilização do funcionalismo público aconteceu em 2010 – quando o então governador Blairo Maggi passou a faixa de chefe do Executivo a Silval Barbosa. Contudo, não foi uma manifestação unificada, como se espera que esta seja. O indicativo de greve está confirmado para o dia 24 deste mês.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Lei seca em Mato grosso tem 10 condutores presos por embriaguez

Dez condutores foram presos por embriaguez ao volante durante...

Incêndio em parque florestal é extinguido pelos bombeiros em Mato Grosso

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso extinguiu,...

Secretaria realiza ação social e entrega de cestas básicas em Mato Grosso

A secretaria estadual de Assistência Social e Cidadania (Setasc)...

Governo entrega mais de R$ 2 milhões em maquinários para Sinop, Nova Ubiratã e outras 11 cidades

A secretaria estadual de Agricultura Familiar (Seaf) entregou, cerca...
PUBLICIDADE