sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Observatório registra mais um tremor de terra no Nortão; 2 graus na escala Richter

PUBLICIDADE
Só Notícias/Cleber Romero (foto: assessoria/arquivo)

O tremor de terra foi registrado pelo Observatório Sismológicos (Obsis) da Universidade Nacional de Brasília (UnB), em Porto dos Gaúchos (248 quilômetros de Sinop). Consta no relatório Obsis que duas estações detectaram o terremoto do tipo natural de 2,4 graus na escala Richter (que serve como parâmetro para dimensionar abalos sísmicos), ontem, por volta das 20h, próximo da MT-220. Não houve profundidade para causar danos em residências.

O município já registrou entre 2016 até agora, mais de 16 tremores de terra. Consta no histórico da UnB, que a magnitude média dos abalos é de até 2,4 graus na escala Richter. A região é nacionalmente conhecida pelos pesquisadores por ter registrado o maior tremor do Brasil, em 1950, quando um abalo de magnitude de 6,9 graus ocorreu na Serra do Tombador, a cerca de 100 quilômetros da cidade. Apesar de ter sido considerado de forte impacto, o tremor não trouxe danos à população.

Conforme Só Notícias já informou, no mês passado, dois tremores de terra foram registrados pelo Observatório nas regiões de Juara (300 km de Sinop) e em Pedra Preta (245 quilômetros de Cuiabá). De acordo com os dados do Obsis, quatro estações detectaram os terremotos do tipo natural, que ocorreram no dias 18 e 20 deste mês.

O primeiro foi em Juara e atingiu 2,2 graus e o segundo, em Pedra Preta foi de 2,1 graus. Ambos não causaram danos. Em maio, o observatório também registou tremor de terra de 2,2 graus em Nova Lacerda.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tremor de terra é registrado em município de Mato Grosso

O município de Ribeirão Cascalheira (700 quilômetros de Cuiabá)...

Concessionária vai construir passarela na BR-163 em Peixoto e vai alterar trânsito

A concessionária Via Brasil, que administra o trecho da...

Justiça vê legítima defesa e absolve policial que matou empresário em Sinop

A juíza da 1ª Vara Criminal de Sinop, Rosângela...

Sinop: prefeitura firma parceria com AMA para manutenção de atendimentos

O executivo municipal definiu a formalização de termo de...
PUBLICIDADE