Geral

Observatório registra dois tremores de terra no Nortão

Os abalos de 1,8 e 2 graus na escala de Magnitude Regional (mR) foram registrados  na região de Porto dos Gaúchos (248 quilômetros de Sinop). Os dados foram divulgados hoje pelo Observatório Sismológicos (Obsis) da Universidade Nacional de Brasília (UnB), mas o tremor ocorreu na última quinta-feira. Ambos os eventos foram detectados por duas estações.

Os dois últimos tremores de terra em Porto dos Gaúchos foram de 2,3 e 2,6 graus e ocorreram em novembro do ano passado.  A região é nacionalmente conhecida pelos pesquisadores por ter registrado o maior tremor do Brasil, em 1950, quando um abalo de magnitude de 6,9 graus ocorreu na Serra do Tombador, a cerca de 100 quilômetros da cidade. Apesar de ter sido considerado de forte impacto, o tremor não trouxe danos à população.

Conforme Só Notícias já informou, no mês passado, na região do município de Colniza (1.046 quilômetros de Cuiabá) também ocorreu um abalo sísmico com magnitude de 2,6 graus.

Em outubro, o Obsis registrou tremor de 3º em Pedra Preta (245 quilômetros ao Sul de Cuiabá). O abalo foi detectado por seis estações do Observatório Sismológicos.

Só Notícias/Cleber Romero