PUBLICIDADE

Observatório da UnB confirma dois tremores de terra em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O Observatório Sismologico da UnB (Univesidade de Brasília) confirmou que houve dois tremores de terra em Mato Grosso nos últimos 15 dias. O mais recente foi na quinta-feira passada (14), em Brasnorte (580 km de Cuiabá), com magnitude de 2,1 na Escala Richter. O abalo foi por volta da 13hs.

"É um sismo pequeno registrado por poucas estações. É muito difícil sentir sismo dessa natureza. Só é detectatado por aparelhos. Estima-se que tenha ocorrido há uma profundidade de 5 km. Não é possível precisar a localidade mas ao que tudo indica foi na área rural", explicou, ao Só Notícias, o sismológo geofísico do Observatório Sismológico, Juraci Mario de Carvalho. "Essa região tem muitas falhas geológicas, rochas fraturadas", acrescentou.

No último dia 8, por volta das 13h, houve mais um abalo em Porto dos Gaúchos (150 km de Sinop), com magnitude de 2,8 e ocorreu na área rural.  "É uma área que monitoramos há muito tempo, temos uma estação sismológica no local e não é incomum as pessoas sentirem tremores com magnitude acima de 3. Nesta região, há dezenas de abalos registrados anualmente e, através desta estação sismográfica, o Observatório de Sismologia recebe dados em tempo real e são feitas análises constantes", explicou Juraci. No dia 29 do mês passado, a estação também registrou outro abalo na região de Porto dos Gaúchos, com magnitude de 2,7.

Ele também informou que a região Norte tem uma falha geológica de muito anos. "É uma falha ativa associados a movimentação das placas tecntônicas causando um esforço e consequentemente a movimentação dessas falhas ativas. Na prática, a terra está em constante processo de acomodação e o esforço vai sendo liberado na forma de tremores".

Um dos maiores tremores de terra no Nortão foi em 2005 e sentido nas cidades de Porto dos Gaúchos, Tabaporã, Novo Horizonte do Norte e Juara. Na época, Só Notícias informou relatos de moradores que se assustaram com o tremor.

Registro do tremor em Porto dos Gaúchos no último dia 8

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE