PUBLICIDADE

Obra sobre a vida do bispo Casaldáliga será lançada em novembro

PUBLICIDADE

Após um longo período de pesquisas em livros, endereços virtuais, quilômetros percorridos entre buracos e estradas, o dramaturgo, ator e videasta Luiz Carlos Ribeiro, o diretor da Cia Cena Onze de Teatro e membro da academia Mato-Grossense de Letras, Flávio Ferreira, e o documentarista, fotógrafo e videomaker Antônio Carlos Banavita, lançam, no dia 11 de novembro, o livro "Fica, Pedro!". O evento ocorre no Museu Histórico de Mato Grosso, às 20h.

A obra conta a história de Dom Pedro Casaldáliga, bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia que, após se aposentar, recebeu ordens do Vaticano para que deixasse a cidade, sob a alegação de que sua presença poderia constranger o bispo que havia sido nomeado para substituí-lo.

"No ano de 2006 recebemos o texto Fica, Pedro!, do amigo Luiz Carlos Ribeiro. Naquela ocasião Dom Pedro Casaldáliga se aposentava. Encantamo-nos com o texto, mas sentimos necessidade de saber mais sobre ele para montar uma peça sobre a sua vida. E o que nos chamou a atenção foi perceber que tão poucos conheciam a história e a vida desse sábio homem. Triste constatar o pouco que se divulgava sobre ele", diz Flávio Ferreira.

Com o apoio de Banavita, Flávio e Luiz Carlos percorreram mais de 2.400 km até serem recebidos por Casaldáliga que, durante longas conversas, puderam notar sua dedicação às causas dos pobres, negros, índios e posseiros. "Choramos por várias vezes nesses encontros, ora por emoção, ora por remorso. Foi daí que Luiz Carlos nos permitiu sermos coautores da obra, onde inserimos textos e emoções vividas com o estimado bispo catalão", comenta Flávio.

Dom Pedro Casaldáliga, nascido em 16 de fevereiro de 1926, em Balsareny, na região autônoma da Catalunha, na Espanha, reside no Vale do Araguaia desde 1968. Após receber ordens de abandonar o povo da região mato-grossense, a quem dedicou boa parte de sua vida, o caso foi amplamente divulgado na imprensa nacional e internacional, causando comoção e mal-estar na época, representando a violação dos seus direitos de ir e vir.

Seguidor da Teologia da Libertação, fundador da Comissão Pastoral da Terra e do Conselho Indigenista Brasileiro, Dom Pedro é conhecido no Brasil e no mundo pelo trabalho que desenvolve em defesa da vida, da natureza e dos direitos dos menos favorecidos. Durante o período do regime militar, implantado no país de 1964 a 1985, foi a voz solidária e solitária do Centro-Oeste brasileiro, que denunciou as violações dos direitos humanos e injustiças sociais. Por cinco vezes foi alvo de processo de expulsão do Brasil, além de ter recebido inúmeras ameaças de morte. A mais grave aconteceu em meados de 70, no povoado de Ribeirão Bonito, em Mato Grosso, território de sua jurisdição episcopal.

O evento de lançamento do livro "Fica, Pedro!" é uma realização da Entrelinhas Editora, Museu Histórico de Mato Grosso e grupo Cena Onze, que conta com o tradicional Sarau do Museu, apresentações teatrais, música e poesia. A entrada é gratuita.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE