PUBLICIDADE

OAB se mobiliza para combater ‘ordens ilegais’ em fóruns do Estado

PUBLICIDADE

O presidente do Tribunal de Defesa das Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso, Mananciel José Fonseca, pediu a todos os presidentes de comissões que ajudem a fiscalizar as chamadas “ordens ilegais” que costumeiramente aparecem nos fóruns e escrivanias. Segundo ele, são ordens do tipo horário para xerox, acessar processos, entre outros “que violam as prerrogativas da classe, prejudicando a boa administração da justiça”.

Mananciel defendeu a tese de que o exercício das prerrogativas deve ser uma constante entre todos os advogados, especialmente aos que militam na Ordem. Para ele, exigir o cumprimento do Estatuto da Advocacia é fundamental para que haja melhoria e, acima de tudo, respeito nas relações entre a advocacia e o Judiciário. Ele comentou que desde a instalação do TDP, ao contrário do que se esperava, passou-se a existir um respeito maior a classe dos advogados.

Ele lembrou que, antes de discutir questões no âmbito judicial, o Tribunal de Defesa das Prerrogativas vem trabalhando de forma a buscar uma maior conscientização de todos aqueles que de alguma forma atuam no Direito. Citou como exemplo o espaço que a OAB vem conquistando para proferir palestras para delegados de polícia, agentes, escrivães, policiais militares e oficiais. Mamanciel disse ainda que tem procurado as universidades para levar com estudantes do curso de Direito noções básicas sobre ética e prerrogativas.

Apesar de buscar definições mais amistosas que possam contemplar os aspectos da administração da Justiça, o presidente do TDP reafirmou o propósito de que todos estejam atentos. Ele lembrou que dezenas de mandados de segurança têm sido impetrados pela OAB com a finalidade de assegurar o livre exercício profissional. “No entanto – insistiu – é preciso que todos estejam juntos, trazendo as denúncias até nós para que as providências sejam adotadas”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PreviSinop abre inscrições de concurso com salários de até R$ 8,1 mil

O Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de...

Jovem cochila pilotando moto, bate em poste e fica ferido em Sinop

O Corpo de Bombeiros foi acionado, hoje de manhã,...
PUBLICIDADE