sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

OAB debate implantação de Tribunal de Ética em cidades-polos

PUBLICIDADE

As principais cidades de Mato Grosso deverão contar com uma câmara do Tribunal de Ética e Disciplina (TED). A deliberação foi adotada na sessão do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Estado, realizada em Rondonópolis – a primeira fora de Cuiabá. A proposta foi apresentada pelo presidente do TED, Luís Ferreira da Silva, ao encaminhar favoravelmente a aprovação o requerimento apresentado pelo presidente da OAB no município, Duílio Piato Junior. “Será um grande avanço para todas as subseções e, principalmente, para a advocacia” – disse.

A proposta de Ferreira prevê a criação de câmaras nas cidades em cujas subseções haja mais de 100 advogados inscritos. Em Rondonópolis são 400 profissionais. Cinco advogados com mais de cinco anos de atuação profissional seriam indicados para compor essa câmara – obedecendo os atuais critérios de escolha, quais sejam reputação ilibada e notório saber. O presidente do TED lembrou que atualmente vários advogados que militam no interior do Estado já fazem parte das câmaras julgadoras em Cuiabá e suas experiências poderiam ser utilizadas nessas novas câmaras.

A necessidade de criação de câmaras nas subseções da OAB foi discutida pela primeira vez no Colégio de Presidentes de OAB em Mato Grosso, realizado na cidade de Jaciara, no primeiro semestre. Segundo Luís Ferreira, a proposta, uma vez aprovada pelo conselho, que terá que efetuar alterações em seu regulamento, vai permitir a redução do atual estoque de processos que tramitam em Cuiabá e também dará mais agilidade nos procedimentos.

Ele explicou que alguns processos demoram mais para serem concluídos em função das dificuldades para intimar as partes. “Isso dificulta a instrução processual” – frisou Ferreira, que também pretende ampliar os debates com os dirigentes de Ordem no Colégio de Presidentes marcado para o final de outubro em Nova Mutum.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tremor de terra é registrado em município de Mato Grosso

O município de Ribeirão Cascalheira (700 quilômetros de Cuiabá)...

Concessionária vai construir passarela na BR-163 em Peixoto e vai alterar trânsito

A concessionária Via Brasil, que administra o trecho da...

Justiça vê legítima defesa e absolve policial que matou empresário em Sinop

A juíza da 1ª Vara Criminal de Sinop, Rosângela...

Sinop: prefeitura firma parceria com AMA para manutenção de atendimentos

O executivo municipal definiu a formalização de termo de...
PUBLICIDADE